arrow_backVoltar

40 anos

Clube reúne ex-presidentes, ganha novo nome e reedita 1º Anuário

14.04.15

O Clube de Criação celebra 40 anos de vida. Tudo começou em 1975, sob a batuta de José Zaragoza (o Z da DPZ). E para marcar a data, o atual presidente da entidade, Fernando Campos, e os ex-presidentes se reuniram em um pequeno coquetel, na noite da segunda-feira (13), na sede do Clube, em Pinheiros, São Paulo.

Na ocasião, Fernando Campos anunciou uma mudança no nome da entidade, que passa a se chamar apenas Clube de Criação, sublinhando sua representatividade nacional. "Há muito tempo, diversos criativos comentavam: 'mas por que Clube de Criação de São Paulo, por que não apenas Clube de Criação?'. E, na prática, não éramos mesmo o Clube de Criação de São Paulo, mas o Clube de Criação de todo o Brasil. O D&AD não é chamado D&AD de Londres, apesar de estar sediado em Londres", disse Campos. "Com a chegada dos 40 anos, achamos que era o momento certo de mudar. É importante dizer que, apesar da mudança no nome, obviamente não abandonamos a estrela - símbolo do Clube - nem a cor ou tipologia do logotipo da entidade."

O presidente do Clube também anunciou que o primeiro Anuário (de 1975) acaba de ser reeditado em formato digital, em um trabalho realizado pela F.biz (confira aqui). Em 1995, o livro já havia sido reeditado, mas em papel, em uma parceria com a Burti e a Suzano, concretizada pela então presidente Ana Carmen Longobardi.

Outra iniciativa que faz parte das comemorativas dos 40 anos do Clube é chamada "40 anos, 40 posters". Serão convidados 40 criativos para desenvolver 40 cartazes, em uma releitura dos 40 Anuários. Os trabalhos estarão expostos durante a edição deste ano do Festival do Clube de Criação, a ser realizada em setembro.

Campos destacou ainda o projeto "Embaixadores do Clube" (leia aqui), por meio do qual a entidade busca se relacionar de forma permanente e presente com as novas gerações. Duplas de estudantes irão representar o Clube em suas faculdades e serão porta-vozes de seus colegas e professores na entidade.

Outro projeto apresentado pelo presidente na noite desta segunda-feira foi o game online "Converse com os 40 anos do Clube". Campos explicou que o usuário poderá fazer uma pergunta e um robô digital inteligente "entenderá" o questionamento e o responderá com um trecho de comercial. "Esta iniciativa é resultado de um trabalho para que a entidade faça parte da cultura, de forma mais ampla. A ideia é que esse jogo online, que pode ser usado por qualquer pessoa, mesmo que não seja do mercado, dissemine a propaganda de uma forma leve e ao mesmo tempo resgatando a história."

Em relação ao futuro, Campos dividiu com o seleto grupo presente (sim, a sede é pequena e não foi possível convidar muita gente, além dos ex-presidentes e da atual diretoria) os "planos"  do Clube: o primeiro deles, uma reformulação do Anuário de Criação. "Estamos fazendo experiências para testar a possibilidade de acabar com algumas divisões clássicas de prêmios que seguimos (as tais categorias), como Filme, Mídia Impressa, Digital etc", adianta.

Em médio prazo, o atual presidente também conta que a ideia é lançar um projeto educacional, que "inspire" estudantes e profissionais. "Não pensamos exatamente em um formato, nem nos parceiros para este projeto, mas quem quiser opinar, sugerir e sonhar junto com a gente será bem vindo", diz.

Uma iniciativa para "longo prazo", chamada por Campos de "o projeto mais megalomaníaco", é a construção de um Museu da Ideia, que seria um espaço físico, cultural, de valorização da ideia criativa, não restrito à publicidade. "Trata-se de um projeto cultural grande, complexo. Se o Museu já existisse, estaríamos discutindo e reunindo hoje, por exemplo, ideias para o uso consciente da água", exemplifica.

No coquetel também foi apresentada a reedição do comercial "Homem de 40 anos" (leia e assista aqui), que ganhou o primeiro Leão de Ouro do Brasil no Festival de Cannes, no ano de 1975. Originalmente criado por Washington Olivetto e Francesc Petit, o próprio Olivetto fez uma releitura da obra, agora com foco na entidade. "Essa foi uma coincidência histórica. O filme foi feito há 40 anos e fala sobre homens de 40 anos. Justamente quando o Clube completa 40 anos. Então, o Fernando (Campos) teve a ideia de usá-lo e me pediu para fazer a reedição do comercial. Usamos as mesmas imagens e até mesmo conseguimos a participação do mesmo locutor - Ferreira Martins - para realizar a releitura do filme, ainda abordando a questão do  preconceito, mas agora fazendo referência aos 40 anos do Clube", detalha Olivetto, chairman da WMcCann, que foi presidente do Clube entre 1989 e 1991. "Mais do que apenas um prêmio, já tínhamos consciência de que o papel do Clube era construir a história da propaganda brasileira. E essa atual diretoria tem a clareza de que a entidade tem a missão de construir a história, inclusive, caminhando para além da publicidade e dialogando com outras áreas da criatividade", destaca Washington.

O grande marco para que a entidade passasse a focar também em outros segmentos da economia criativa, como arquitetura, moda, artes plásticas, cinema e design, entre outras, foi o lançamento do NOVO Festival do Clube de Criação, em 2012, durante a gestão de Eduardo Lima (diretor geral de criação da F/Nazca S&S, que comandou o Clube de 2009 a 2013). "O novo Festival foi um marco para que o Clube chegasse onde chegou e para que continue nesse sentido de abertura ao diálogo com as diversas disciplinas e outras áreas da criatividade. Éramos uma panela muito fechada só entre os criativos - e os criativos são considerados muito vaidosos, 'difíceis'. Isso não era nada bom para a imagem da entidade, nem para alimentar nossa atividade. Não podemos viver em um gueto", comenta Edu  Lima. "Neste sentido, a mudança do nome do Clube também dá essa dimensão da abertura - há muito tempo o Clube de Criação não era só de São Paulo, mas de todo o Brasil, além de ser a porta de entrada dos gringos ao nosso país", avalia. "E achei sensacional essa ideia do Fernando (Campos) de reunir os ex-presidentes em comemoração aos 40 anos. Tem um peso simbólico gigantesco e, mais do que isso, temos a oportunidade de reencontrar grandes nomes da história da publicidade brasileira", acrescenta.

A única presidente mulher nesses 40 anos de trajetória do Clube, Ana Carmen Longobardi (ex-diretora geral de criação da Talent, que comandou a entidade de 1991 a 1993),  também elogia a iniciativa do reencontro dos que estiveram à frente da entidade no decorrer do tempo. "Olhando para trás é que nós vemos o que temos que fazer daqui para frente", observa.

Chamado por Olivetto de "mestre", Sérgio Graciotti, ex-JWT, Lince Propaganda, MPM-Casablanca, Graciotti & Associados e
TBWA Graciotti Schönburg, que comandou o Clube de 1983 a 1985, também esteve presente no evento. "O Clube foi fundado na minha casa. Eu, o Zaragoza e outros, na época, nos reuníamos na minha casa e foi lá que nasceu o Anuário", relata.

Apesar de não carregar o título de "ex-presidente" do ClubeTião Teixeira (ex-Almap, MPM, MPM-Lintas, Salles, Lintas e Denison) escreveu alguns importantes capítulos da história da entidade: entre as décadas de 1980 e 1990, ele tratava de "convencer" os grandes profissionais do mercado a assumir a presidência do Clube. "Ninguém queria presidir, porque é um trabalho que demanda muito tempo e dedicação", observa. Segundo relatos, o fato de Teixeira estar lá como "executor" e "idealizador" de várias iniciativas do Clube era um grande incentivo e decisivo para que os profissionais aceitassem assumir o comando da entidade. "Sempre trabalhei para que o Clube tivesse uma forte atuação social, prestando serviços à sociedade, isso é fundamental. Fazíamos campanhas sociais, tínhamos um projeto chamado 'Bolsa Emprego', por exemplo", lembra. "Acredito que isso sempre deve estar presente na vida do Clube: entregar à sociedade uma real contribuição, sem ser pretensioso, mas de forma a ajudar a construir um lugar melhor para todos", conclui Tião.

Veja quem foram os ex-presidentes do Clube de Criação aqui. Para saber sobre os membros da diretoria atual, clique aqui.

Parabéns Clube!

Linha do Tempo - Clube de Criação– 40 anos

1975Clube de Criação de São Paulo é fundado e José Zaragoza assume a presidência da entidade

1976Alcides Fidalgo é eleito presidente

1977 a 1979Jarbas José de Souza preside a entidade

1979 - É lançada a 1ª edição do Role Reversal – evento realizado em um hotel fora de São Paulo, onde acontece uma inversão de papéis, como o próprio nome diz: criativos assumem o papel dos clientes e vice-versa.

1979 a 1981 - Ercílio Tranjan assume a presidência do CCSP

1981 a 1983Ciro Pellicano preside o Clube

1982 - A distribuição do Anuário do CCSP acontece também na Europa, por conta de parceria com a entidade britânica D&AD

1983 a 1985Sérgio Graciotti assume a presidência do CCSP

1985 - Inauguração da sede na Rua 13 de maio, em São Paulo

1985 a 1987Raul Cruz Lima é anunciado como presidente do CCSP

1987 a 1989 - Gilberto dos Reis exerce a presidência da entidade

1988 - Exposição “Brasil Design”

1988 – É lançado o “Prêmio Produção”

1988 - O Clube dá início ao Projeto de Preservação da Música Popular Brasileira. O objetivo é preservar a autêntica MPB e homenagear seus compositores. São lançados três discos, de uma série intitulada “Samba”: Guilherme de Brito, Monarco e Nelson Sargento

1989 a 1991Washington Olivetto preside o CCSP

1991 a 1993Ana Carmen Longobardi fica à frentedapresidência da entidade

1993 a 1995Carlos Chiesa preside o Clube

1994Festival do CCSP acontece no Centro de Convenções Rebouças

1995 – É reeditado o 1° Anuário do CCSP, em parceria com Gráficos Burti e Cia Suzano de Papel e Celulose. Parceria concretizada pela presidente anterior, Ana Carmen Longobardi

1995 – Projeto Caça-Talentos, com o objetivo de descobrir novos talentos para a criação publicitária. As melhores peças participavam de uma exposição na sede do Clube, para que os revelados pudessem ser conhecidos pelo mercado.

1995 a 1997Luiz Toledo assume a presidência do Clube

1996 Festival do CCSP acontece no MuBe (Museu Brasileiro de Escultura)

1997 a 1999Ricardo Freire preside a entidade

1998 - Festival do Clube acontece no Prédio da Bienal,no Ibirapuera. O governador Mario Covas, o ministro da cultura Francisco Weffort, o presidente da Bienal Julio Landmann e o presidente do Clube, Ricardo Freire, abrem o evento

1999 a 2001Tomás Lorente assume a presidência da entidade

1999 Tomás Lorente cria a nova Estrela do Clube, troféu dado aos premiados com Ouro, Prata e Bronze no Anuário

2001 a 2005Carlos Righi preside o CCSP

2002 - Lançamento do site de notícias do CCSP, o Clubeonline, editado por Laís Prado

2003 - Inauguração da sede atual do Clube, na rua Deputado Lacerda Franco

2005 - Lançamento do livro “A Voz da Estrelas”, de Inácio Loyola Brandão. Inácio foi convidado pelo Clube para “romancear” a história dos 30 Anos do CCSP

2005 – Lançamento da Revista Pasta, do CCSP

2005 –Clubeonline ganha novo layout

2005 a 2007Eduardo Martins preside o CCSP

2006 - Exposição da artista plástica e diretora de arte Helga Miethke, na sede do Clube

2006 - Exposição de peças brasileiras premiadas no Anuário na sede do Art Directors Club de Nova York

2007Jader Rossetto assume a presidência do CCSP

2007 -Prêmios Melhores do Mercado, com foco nos parceiros de produção do mercado publicitário, como produtoras de filmes, de som e fotógrafos

2007 a 2009Marcello Serpa preside o Clube

2007 – Encerramento da Revista Pasta, que teve 11 edições bimestrais publicadas

2008 - Lançamento da revista Pasta Online, que teve quatro edições bimensais publicadas

2008 - Palestras internacionais promovidas pelo CCSP com os renomados criativos Craig Davis e Peter Souter

2008 – Primeira exposição do Anuário do CCSP (32º) na sede da Panamericana Escola de Arte e Design. Outras exposições envolveram os Anuários 33º(2009), 34º (2010) e 35º (2011)

2009 - Palestra internacional promovida pelo CCSP com Chuck Porter, sócio da Crispin Porter

2009 a 2013 – Eduardo Lima preside o CCSP

2010 – Criação da Categoria Estudantes no Festival do Clube de Criação

2011Clubeonline estreia novo layout

2012 - Novo Festival do CCSP é lançado no Memorial da América Latina

2013 – Fernando Campos assume a presidência do CCSP

2014 - Lançamento da primeira edição digital de um Anuário do Clube. O 38° Anuário pode ser baixado por meio de um aplicativo

2014 - Lançamento de novo layout do Clubeonline

2015 – Aniversário de 40 anos do Clube de Criação

2015 - Digitalização do 1° Anuário, lançado originalmente em 1975

2015 - Rebrand do nome da entidade, que passa a se chamar Clube de Criação, devido à sua representatividade nacional


Os Anuários


Ano                                 Criativo que assina o projeto

1º Anuário (1976) – Vários 

2º Anuário (1977) – Helga Miethke

3º Anuário (1978) – Paulinho Fasterra

4º Anuário (1979) – Magy Imoberdorf

5º Anuário (1980) – Domingos Barone

6º Anuário (1981) – Carlos Alberto Costa

7º Anuário (1982) – Carlos Alberto Costa

8º Anuário (1983) – Oswaldo Miranda (Miran)

9º Anuário (1984) – Ricardo Van Steen e Ucho Carvalho

10º Anuário (1985) – Ricardo Van Steen e Ucho Carvalho

11º Anuário (1986) – Mauricio Souza de Oliveira

12º Anuário (1987) – Helga Miethke

13º Anuário (1988) – Zbigniew Campioni e Eduardo Bacigalupo

14º Anuário (1989) – Sidney Biondani e Osmar Muradas

15º Anuário (1990) – Adeir Rampazzo

16º Anuário (1991) – Roberto Cipolla

17º Anuário (1992) – Paschoal Fabra Neto

18º Anuário (1993) – Marcello Serpa

19º Anuário (1994) – Javier Talavera

20º Anuário (1995) – Tomás Lorente

21º Anuário (1996) – Mauro Perez

22º Anuário (1997) – José Carlos Lollo

23º Anuário (1998) – Jarbas Agnelli e Tetê Pacheco

24º Anuário (1999) – Eduardo Martins

25º Anuário (2000) – Roberto Lautert

26º Anuário (2001) – Pedro Cappeletti

27º Anuário (2002) – Julio Andery

28º Anuário (2003) – Valdir Bianchi

29º Anuário (2004) – Paulo Pretti

30º Anuário (2005) – Cesar Finamori

31º Anuário (2006) – Erh Ray

32º Anuário (2007) – Bruno Prosperi

33º Anuário (2008) – Luciano Lincoln

34º Anuário (2009) – Luiz Sanches

35º Anuário (2010) – Rodrigo de Almeida

36º Anuário (2011) – João Linneu

37º Anuário (2012) – Guilherme Jahara

38º Anuário (2013) – Marcos Medeiros e André Kassu

39º Anuário (2014) – Marco Versolato

40º Anuário (2015)

40 anos

/