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Marca cria tamanho para 'supermagras' e gera nova polêmica
A grife norte-americana Abercrombie & Fitch voltou a causar polêmica na Europa e nos EUA com o anúncio de uma nova medida de roupas tamanho 'triplo zero' (XXXS), para pessoas "supermagras".
O tamanho equivale à medida de 23 centímetros ao redor da cintura e seria mais indicado para meninas de 6 a 8 anos, mas está sendo oferecido para jovens adolescentes e adultas.
Para se ter uma ideia, o tamanho zero, que provocou discussão tempos atrás, era a medida de mulheres consideradas muito magras, como Victoria Beckham e Lindsay Lohan.
No Brasil, a cintura média das mulheres varia de 66 centímetros, no manequim 36, a 90 centímetros no manequim 48. Os quadris vão de 88 a 112 centímetros nos mesmos tamanhos.
Pais preocupados com o risco de anorexia fizeram reclamações no site da Abercrombie.
Após a repercussão e alertas de médicos alarmados com a novidade, a empresa anunciou em um comunicado a decisão de remover a nova medida "por algum tempo".
No ano passado a grife já havia causado polêmica ao anunciar que não iria mais prozudir os tamanhos GG e XG para associar à marca "pessoas magras e bonitas" (leia aqui).
A Abercrombie foi recentemente acusada de preconceito contra potenciais funcionários que alegavam ter sido preteridos por não atender aos padrões de beleza da grife. A empresa costuma contratar atendentes jovens e bonitos que trabalham com pouca roupa para atrair a clientela (aqui).
Leia anterior sobre o assunto aqui.
Com Estadão.