arrow_backVoltar

Abla Fahita

Fantoche criado pela JWT transforma patrulha em oportunidade

11.06.15

A J.Walter Thompson Cairo criou, ano passado, a fantoche Abla Fahita como parte de campanha para a operadora de celular Vodafone, no Egito.

De lá para cá, a personagem foi ganhando força e se 'expandiu', a ponto de agora comandar seu próprio talk show em uma emissora de TV local e ter seu próprio websitepágina no Facebook e Twitter.

Abla Fahita começou a ganhar notoriedade por um motivo inesperado: ela foi acusada de incitar o terrorismo. Isso mesmo: no início de 2014, o governo do Egito chegou a questionar formalmente a Vodafone, por conta de um comercial, no qual Abla procura o cartão SIM do seu falecido marido. Enquanto fala ao telefone com outra personagem, ela conta que chegou a contratar o cão farejador de um shopping center para ajudá-la. E essa foi a razão da polêmica, já que cães farejadores são utilizados para procurar bombas. Dá para crer?

O fato é que, pelo visto, a empresa soube aproveitar o episódio de 'patrulha' como uma oportunidade positiva e Abla virou o centro das atenções no país. Fora do Egito, a personagem foi citada até mesmo pela pseudo-celebridade norte-americana Kim Kardashian.

No início do ano, a fantoche lançou uma canção com um dos principais músicos do Egito (aqui). O seu programa de TV, o "El Duplex", exibido em horário nobre no Egito, chegou ao primeiro lugar em audiência no canal CBC, em apenas cinco episódios. Atualmente, é o segundo mais assistido dentre as emissoras de todo o país.

Veja o videocase aqui.

Abla Fahita

/