Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Comunidades vão aparecer nos mapas digitais
Mais de mil comunidades no Rio de Janeiro vivem numa situação de "invisibilidade digital". Elas aparecem nas plantas digitais metropolitanas apenas como um espaço em branco.
Com o objetivo de mudar esse cenário, o grupo cultural AfroReggae anuncia o lançamento do projeto "Tá no Mapa!" (assista ao filme que apresenta a iniciativa, abaixo), um conjunto de ações que permite a identificação destes locais, destacando pontos comerciais e de serviços, de modo que esses lugares passem a ser vistos na internet.
A comunidade Parada de Lucas, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, com cerca de 20 mil moradores, é a primeira a ter o projeto digital implementado. O objetivo é que ele seja expandido para outras comunidades e também para áreas de cidades brasileiras que hoje não têm reconhecimento oficial.
A ideia é que o projeto ajude no crescimento do mercado local e ao acesso aos serviços públicos. Sem fazer parte do mapa da cidade, cidadãos que vivem nestes lugares têm dificuldade de contar com direitos como saneamento, energia elétrica, água, entre outros. "O muro que separa a favela da cidade também é digital. Só que esse, a gente vai quebrar", diz o narrador do vídeo que apresenta a iniciativa.
"Nossa vocação sempre foi a de dar condições de uma vida nova para as crianças das comunidades em que atuamos. Pode parecer pouco para quem já acha banal a relação com as redes sociais e com a web. Mas para essas crianças, isso significa um resgate de identidade. Elas não crescerão à margem deste novo mundo", defende José Júnior, coordenador executivo e líder do AfroReggae.
No desenvolvimento do "Tá no Mapa!" foram envolvidas diretamente sete pessoas do AfroReggae, 10 profissionais da JWT, três funcionários da Rax Consultoria, 20 alunos do curso de capacitação digital da instituição - chamado de 8ao80 - e moradores da comunidade.
A visibilidade da comunidade na web foi possível com a participação dos times dos parceiros Digibase, Maplink e Fillet. Os jovens da comunidade foram responsáveis por toda marcação e detalhamento dos pontos de interesse, como comércios, serviços, praças e igrejas, entre outros.
Ficha Técnica:
AGENCIA: JWT
TÍTULO: Tá no Mapa
ANUNCIANTE: Afroreggae
CHIEF CREATIVE OFFICER: Ricardo John
CHIEF INTEGRATION OFFICER: Mauro Cavalletti
HEAD OF ART: Fabio Simões
REDATORES: Sleyman Khodor, Paulo Amaral, Helio Marques
DIRETORES DE ARTE: Lucas Reis, Henry Kage, Fernanda Sousa, Vitor Veras
DIRETORA DE RTV: Marcia Lacaze
PRODUTORA RTV: Paula Ferrari
FOTOGRAFIA: Regis Fernandez
PRODUTORA DE FILME: Nitro B
DIRETOR: Gabriel Gemenez
PRODUTORA DE SOM: S de Samba
LOCUÇAO: Simoninha
MÍDIA: Maira Toledo, Elaine Endo
HEAD DE PLANEJAMENTO: Fernand Alphen
GERENTE DE PROJETOS: Hesli Carvalho
DIGITAL PRODUCER: Rodrigo Alberini
USER EXPERIENCE: Mayra Sasso, Carolina Tod
APROVAÇÃO DO CLIENTE: Afroreggae
OUTROS CRÉDITOS: Maplink, Fillet, Digibase
Valéria Campos