arrow_backVoltar

Are you beach body ready?

Campanha é banida, mas não pelos motivos que geraram reclamações

01.07.15

Apesar de 378 queixas públicas a respeito da campanha "Beach Body Ready", da marca Protein World, o Advertising Standards Authority (ASA) do Reino Unido decidiu que a comunicação não é "nem irresponsável nem ofensiva".

Um dos cartazes mostra uma mulher muito magra com um biquíni amarelo, ao lado da frase "Are you beach body ready?". Em abril, 60 mil pessoas assinaram uma petição online solicitando que a peça fosse banida. "Protein World está assediando diretamente indivíduos, com o objetivo de fazê-los se sentir fisicamente inferiores à imagem corporal irrealista da modelo bronzeada, a fim de vender seu produto", dizia o abaixo-assinado (leia aqui).

Na época, muitos dos cartazes foram desfigurados com grafite, e foram escritos slogans como: "Each body's ready", "You are fine as you are" e "Take back the beach".

Protein World investiu US$ 385 mil em outdoors. Lançada há 18 meses, a marca era relativamente desconhecida antes da campanha e não demonstrou nenhum remorso sobre sua postura. "É uma vergonha que em 2015 ainda haja uma minoria que não está se concentrando em celebrar aqueles que querem ser mais saudáveis e mais fortes. (...) Nós absolutamente não temos nenhuma intenção de remover as peças por causa de uma minoria que faz muito barulho", disse um porta-voz da marca, em abril.

Apesar das acusações dos consumidores, a ASA avaliou que "corpo de praia" era um termo relativamente bem compreendido e pouco suscetível a causar ofensa. Por outro lado, o órgão regulatório decidiu proibir a campanha - mas por causa de suas alegações relacionadas à saúde e à perda de peso - que não foram objeto de reclamações do público.

A comunicação também pode ser vista nos EUA, com peças na Times Square e no metrô. Embora tenha havido reclamações online nos EUA, o público protestou muito mais no Reino Unido.

A Protein World não havia respondido ao AdAge até o momento da publicação da matéria.

Leia anterior sobre o assunto aqui.

Leia a matéria do AdAge na íntegra aqui.

Are you beach body ready?

/