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Telefônica Vivo estaria revendo sua área de marketing
Depois de recente integração com a GVT, criação de uma vice-presidência executiva de receitas - que engloba os departamentos de marketing, vendas, inovação e estratégia digital e é liderada por Christian Gebara - e dispensa da diretora de imagem e comunicação Cristina Duclos - que estava na empresa desde 2008 -, a Telefônica Vivo estaria realizando no Brasil uma auditoria focada em sua área de marketing.
Presidida há cerca de um ano por Amos Genish (ex-GVT), a gigante das telecomunicações foi citada em matéria do serviço fechado para assinantes Valor Pro, do jornal Valor Econômico, assinada por Adriana Mattos, que destaca o fato de que estaria havendo uma investigação conduzida pela matriz da empresa, na Espanha, o que poderia levar ao descredenciamento de prestadores de serviços. A tele, segundo informa a matéria, estaria se preparando para adotar um código de ética específico para os fornecedores da área de marketing.
A conta de publicidade e marketing da Telefônica Vivo é uma das mais disputadas do país, com investimentos anuais de cerca de R$ 1,3 bilhão (sem considerar descontos), segundo ranking da Kantar Ibope Media. Trata-se do oitavo maior anunciante do Brasil.
Procurada, a Telefônica Vivo não quis comentar as informações apuradas pelo Valor PRO, e afirmou que não se manifesta sobre a saída de funcionários da empresa.
A conta publicitária da companhia está hoje nas mãos das agências Africa, DPZ&T e Young&Rubicam. Até o ano passado, parte do trabalho era realizada pela DM9DDB. Em agosto de 2015, a Telefônica Vivo abriu concorrência (aqui), e o resultado foi divulgado em novembro do mesmo ano.
A auditoria que estaria acontecendo no departamento de marketing da Vivo é assunto que toma conta do mercado publicitário desde o final da noite da última quinta-feira, 21, quando o jornalista Fernando Rodrigues (@FR_BSB), do UOL, publicou e depois apagou tweets sobre o assunto. O blog O Antagonista escreveu posts sobre o tema.
A matéria do Valor foi citada, na última sexta, 22, pela IstoÉ Dinheiro (aqui).