arrow_backVoltar

Brasileiros na Ficha

Marca de tintas apresenta cores a daltônicos

20.03.15

A marca de tintas Valspar e a agência FCB Chicago estão permitindo que pessoas que sofrem de daltonismo vejam os espectros de cores pela primeira vez na vida.

"Para Valspar, nada é mais importante que a cor. Mas existem pessoas que não podem ver todas as cores: os daltônicos. E é intrigante pensar que elas nunca viram as cores dos olhos dos pais, ou não distinguem as cores do farol de trânsito. Ou não conseguem escolher a tinta para pintar as suas casas", afirma o criativo brasileiro Gabriel Schmitt, que está na ficha técnica da campanha.

Com a ajuda do Enchroma, laboratório localizado em Berkley (Califórnia) que desenvolveu uma tecnologia que torna possível que os daltônicos enxerguem diferentes tons por meio de um óculos especial, agência e anunciante lançaram o movimento "Color for All".

"'Color for the colorblind' é a primeira manifestação do #colorforall, que é a plataforma de comunicação que gente criou para a Valspar, que visa trazer mais cor para todo mundo", conta Schmitt. "Rodamos um documentário (assista abaixo) em que entrevistávamos alguns daltônicos contando sobre a vida deles e captando a reação deles vendo cores pela primeira vez", completa.

"Quase 300 milhões de pessoas no mundo são daltônicas", observa Todd Tilford, COO da FCB Chicago. "No começo, a ideia de trabalhar com os daltônicos parecia impossível. Daltonismo é uma condição física sem cura. Nosso maior desafio foi manter a busca e acreditar que poderíamos encontrar uma solução. Nós descobrimos que o Enchroma estava desenvolvendo óculos que permitem que as pessoas daltônicas pudessem ver a cor pela primeira vez. Por isso, entramos em contato com eles e começamos a trabalhar juntos".

Além do filme, a campanha conta com ações no meio digital. Por meio da hashtag "#colorforall", as pessoas com daltonismo são incentivadas a apresentar as suas próprias histórias. Algumas das pessoas que participarem, receberão óculos Enchroma da Valspar.

Para realizar a ideia em uma escala mais ampla, a Valspar estará fornecendo óculos Enchroma para os visitantes no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, para capacitá-los a experimentar a obra de arte em sua plenitude.

"Eventualmente, nós gostaríamos de levar os óculos para mais museus e para lugares que tenham sido pintados com tinta Valspar, para que os daltônicos possam experimentar e apreciar as cores", adianta Tilford.

Na ficha técnica, além de Schmitt, estão os brasileiros Gustavo Dorietto, Thiago Cruz e Bruno Guimarães.

Ficha Técnica:

ADVERTISING AGENCY CREDITS
FCB Chicago
Chief Creative Officer: Todd Tilford
EVP, Executive Creative Director: Dan Fietsam
VP, Creative Director: Myra Mazzei
Creatives: Gustavo Dorietto, Gabriel Schmitt, Thiago Cruz, Bruno Guimarães
Designers: Matthaeus Frost, Angela Gispert
SVP, Group EP, Director of Content & Development: Chris Bing
Senior Producer: Jenny Hoffman
SVP, Group Management Director: Scot Havrilla
Account Executive: Ally Khajenouri

PRODUCITION COMPANY CREDITS
Production Company: Tool of North America
Director: John X. Carey
Director of Photography: Jackson Hunt
Managing Director: Oliver Fuselier
Executive Producer: Robert Helphand
Producer: Leslie Owen

POST PRODUCTION COMPANY CREDIT
Phillip Owens Editorial
Editor: Phillip Owens

MEDIA AGENCY CREDITS
Havas Worldwide
SVP Group Account Director: Vanessa Watts
VP, Account Director: Bethany Scheuerman

PR AGENCY CREDITS
VP+C
Principal: Margaux Caniato
Account Supervisor: Michelle Shen

Brasileiros na Ficha

/