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AlmapBBDO abre mão de Leões de Bronze
Campanha criada pela AlmapBBDO para a Bayer (Aspirina e CafiAspirina) conquistou um Leão de Bronze na categoria Outdoor do Cannes Lions 2016 (veja aqui). O júri da categoria foi presidido por Ricardo John, CCO da JWT Brasil.
Logo após a premiação, a campanha começou a ser bombardeada nas redes sociais, recebendo críticas de internautas que consideraram o trabalho machista. Os títulos das peças são: "Calma amor, não estou filmando isso" .mov; "Tá tudo bem, não estou anotando nada" .doc e "Relaxa, até parece que estou gravando isso" .mp3.
O cenário se agravou nesta sexta-feira (24), quando a Adweek publicou reportagem dizendo que a AlmapBBDO pagou para veicular esta campanha no Brasil. A revista ouviu o cliente global que afirmou que a agência veiculou o trabalho unicamente para que ele se tornasse elegível na disputa por prêmios e que não permitiria que a campanha fosse usada em outra situação. Em comunicado, o cliente reconheceu que aprovou as peças para serem veiculadas de forma limitada, no Brasil, e que há anos a marca não faz nenhum tipo de anúncio no país. A Bayer também afirmou que a veiculação foi paga pela agência, não pela empresa.
Ainda segundo a matéria da Adweek, a AlmapBBDO confirmou a informação. De acordo com a Bayer, o foco eram os jurados do Cannes Lions e não o consumidor final. Essa prática é considerada pela indústria um exemplo de "fantasma" ou "scam ad": peça criada apenas para disputar festivais. O anunciante já pediu que a agência não utilize mais a campanha em nenhuma situação.
Em comunicado enviado a Adweek, a AlmapBBDO destaca que: "Essa é uma campanha 'proativa' e local da agência e que foi aprovada pelo cliente no Brasil. A AlmapBBDO cobriu os custos de mídia e pede profundas desculpas por qualquer ofensa causada, bem como assume toda a responsabilidade pela criação do trabalho".
Ricardo John, presidente do júri de Outdoor, disse ao Adweek que: "fomos muito cuidadosos em remover qualquer trabalho que pudesse ser interpretado como sexista. O júri, que incluia sete mulheres, não sentiu que essa campanha, quando olhada como um todo, fosse ofensiva. Eu também não vi dessa forma, mas gostaria de pedir desculpas a todos que se sentiram ofendidos".
Matéria da Adweek na íntegra aqui.
O sócio e presidente da AlmapBBDO, Luiz Sanches, está neste momento no júri de Titanium & Integrated, um dos mais importantes do festival.
Veja abaixo, na íntegra, o comunicado enviado pela AlmapBBDO ao #ClubeinCannes.
"A AlmapBBDO lamenta que o anúncio de Aspirina, do nosso cliente Bayer, tenha causado constrangimentos e esclarece que não houve a intenção de tratar com indiferença abusos de qualquer natureza. Repudiamos a prática de filmagem não consensual e qualquer espécie de violência ou invasão de privacidade. Ficaremos atentos para evitar o problema no futuro. Por essa razão, já entramos em contato com a direção do Festival e solicitamos a retirada imediata das peças."
Sobre a agência ter pago para a veiculação da campanha, o sócio e diretor financeiro e de negócios da AlmapBBDO, Rodrigo Andrade, declarou ao Clube que "a agência mantém relações comerciais distintas com cada cliente e não quer se aprofundar neste assunto".
A Almap decidiu abrir mão também de Leão de Bronze conquistado com trabalho para Bayer na categoria Print (aqui).
Leia sobre postura de Dabid Lubars, global creative chief da BBDO, sobre o 'scam' da Almap aqui.
Desta forma, o ranking de Leões brasileiros perde dois Bronzes (aqui e aqui).
Leia também: Festival vai rever elegibilidade de Leão da Grey.