Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
O que pensam os jurados – Bruno Prosperi (AlmapBBDO)
Tradicionalmente, o Brasil vai bem em Outdoor, embora não existe uma consistência na conquista de Leões. A observação é de Bruno Prosperi, diretor executivo de criação da AlmapBBDO, jurado brasileiro na categoria. Já trabalhando na análise de peças, ele chama atenção para a evolução da premiação. Segundo Prosperi, Outdoor é uma área que aceita vários formatos de ideias. “Do simples pôster estático a ideias complexas como a que ganhou GP ano passado.É claro que o uso de tecnologia aprimorou muito a categoria. Mas qualquer tecnologia só vai ser relevante se estiver a serviço da ideia”.
O Grand Prix de 2016 foi para a Colenso BBDO, de Auckland, para “Brewtroleum”, campanha para a cerveja DB Export (Heineken). Foi criado um biocombustível a partir de compostos vindos da fabricação da bebida. Postos de gasolina foram abastecidos com o produto, com ampla divulgação em Outdoors e com a mensagem “Ajude a salvar o mundo” (videocase explicando a ação está mais abaixo; leia mais detalhes aqui). O Brasil conquistou 18 Leões na categoria (veja os ganhadores).
Outro desafio da categoria (mas não exclusiva da de Outdoor) é que está cada vez mais difícil obter a atenção dos consumidores. “As pessoas estão hipnotizadas pelos seus celulares,com os olhos baixos, absorvidas em sua própria bolha. Precisamos encontrar as ideias que rompam e levantem os olhos e a atenção dessas pessoas”, afirma Prosperi.
O júri de Outdoor foi um dos que teve seu tamanho reduzido. O presidente do corpo de jurados é Bruno Bertelli, CCO global da Publicis. Para saber mais sobre a categoria, acesse o link do Cannes Lions.
O Festival Internacional de Criatividade acontece entre os dias 17 e 24 de junho. Confira a composição de todos os júris aqui.
O Clubeonline está publicando entrevistas com jurados do Brasil. Leia o que já saiu: Fernando Machado (Burger King/ Creative Effectiveness), Miriam Shirley (Publicis/ Media), Marcelo Pascoa (Coca-Cola/ Entertainment), Mario D’Andrea (Dentsu Brasil/ Radio), Celio Ashcar (Aktuellmix/ Promo & Activation), Mario Narita (Narita Design/ Design), Rafael Pitanguy (Y&R/ Mobile), Gabriel Araujo (Ketchum e Little George/ PR), Claudio Lima (Ogilvy/ Print), Roberto Coelho (Satélite Áudio/ Film Craft), Erh Ray (BETC-Havas/ Film) e Diego Freitas (Havas Life São Paulo/ Health & Wellness).
Para acompanhar o noticiário completo sobre o Cannes Lions 2017, clique aqui.
1. Nome, cargo e há quanto tempo comparece ao Festival de Cannes.
Bruno Prosperi, diretor executivo de criação da AlmapBBDO.Vou a Cannes desde 1995, quando ainda morava no Rio de Janeiro.Ao todo, já tive a honra de conquistar 69 Leões no Festival de Cannes.
2. Este ano, júris estão reduzidos, uma decisão para melhorar a qualidade dos debates (de acordo com a organização). Como avalia o papel do jurado? Que desafios ele enfrenta?
A mudança na quantidade de jurados vai deixar a experiência muito mais interessante e rica. Não será mais um grande batalhão discutindo e julgando por 5/6 dias.Acho que ter um número menor de pessoas facilita a troca de opiniões, pontos de vista e até a realidade que cada jurado traz de seu país. Isso por si só já vai ajudar bastante na hora dos debates com os colegas do júri.Sobre a evolução da categoria outdoor, acredito que ela vem sofrendo o mesmo problema que as outras.Está cada vez mais difícil ter a atenção dos consumidores. As pessoas estão hipnotizadas pelos seus celulares,com os olhos baixos, absorvidas em sua própria bolha. Precisamos encontrar as ideias que rompam e levantem os olhos e a atenção dessas pessoas. Devemos procurar execuções autênticas, originais e com uma ideia extraordinária.
3. O que já conseguiu acompanhar da sua categoria? Resultados em outros festivais? Tendências da área? Campanhas que têm se destacado no mercado, nas redes sociais e na mídia especializada?
Recebi bastante material do Brasil e também já conheço alguns trabalhos internacionais pela mídia ou como jurado de outros festivais. Como venho julgando em outros festivais internacionais, isso já ajuda bastante. Apesar de Cannes ser a “estreia” de muitos trabalhos nas premiações. Quando me perguntam sobre tendências, sempre me atenho àquilo que nos fez chegar até aqui. A ideia. Sempre a ideia. Aquela que faz você sentir inveja de não ter feito. Com um craft e execução bem executados,que obviamente também são importantíssimos. Isso, sim, faz a diferença. Outdoor é uma categoria que aceita vários formatos de ideias. Do simples pôster estático a ideias complexas como a que ganhou GP ano passado. É claro que o uso de tecnologia aprimorou muito essa categoria. Mas qualquer tecnologia só vai ser relevante se estiver a serviço da ideia. Caso contrário, ela ficará obsoleta em pouco tempo. Já participei como jurado em alguns festivais internacionais, mas essa é a primeira vez que irei julgar Cannes. Confesso que deu um friozinho na barriga, mas, ao mesmo tempo, uma enorme alegria de poder fazer parte. Fiquei feliz demais em ser escolhido como jurado em Outdoor, uma categoria sem fronteiras, que aceita vários formatos de ideias.
4. O que espera da participação do Brasil no Cannes Lions?
Em 2016, o Brasil conquistou 18 Leões, sendo um de Ouro, três de Prata e 14 de Bronze. Em 2015, foram 22. E em 2014, 10. Ou seja, não existe uma consistência. Mas tradicionalmente o Brasil sempre vai bem nessa categoria. E espero que esta tradição se mantenha. Como jurado de Outdoor, em um júri que passa cinco dias trancado com tantas outras pessoas novas ao convívio,é melhor ouvir mais do que falar. E defender apenas as peças que considero boas e pertinentes. É importante conhecer a peça que você vai defender.
5. Se tivesse o poder de mudar algo em Cannes, tanto na premiação quanto no conteúdo, o que seria?
Por que os líderes empresariais deveriam se preocupar com festivais como Cannes?Não é apenas uma festa para as principais marcas do mundo e talentos publicitários? Claro que é.Mas é muito mais. A excelência estratégica e criativa é uma vantagem competitiva no mercado global de hoje. O festival de Cannes é considerado o maior encontro de criatividade e marcas em todo o mundo. Todos os anos, em junho, cerca de 12.000 delegados de 90 países vão ao Festival para celebrar o melhor da criatividade em comunicação de marca e discutir questões da indústria uns com os outros. Se eu mudaria alguma coisa no festival? Acho que não. Eles já fazem isso todo ano muito bem.