Cannes Lions 2023

GP de Direct vai para Adidas e FCB Toronto

22.06.23

A Adidas conquistou o GP de Direct, junto com a FCB Toronto, com ação que conseguiu atrair marcas concorrentes para participar do projeto “Runner 321”, que promove a inclusão de pessoas com síndrome de Down no universo das corridas.

A empresa esportiva patrocinou Chris Nikic, primeiro atleta com Down a completar o Ironman. Ele se tornou inspiração para outros esportistas neurodivergentes. A marca decidiu dar mais passos nesse sentido e criou um movimento para levar pessoas com Down a participar de corridas.

Dentro dessa estratégia, fez a aposta em um número icônico, já que os esportes são marcados por isso, caso da camisa dez no futebol, por exemplo. Desse modo foi criado o “Runner 321”, em que a Adidas solicitou aos organizadores das maiores maratonas do mundo que reservem o chamado “número de peito” 321 para esses atletas. O número faz referência à trissomia do 21. Em vez de dois cromossomos no par 21, os portadores da síndrome tem três.

Duas das seis principais maratonas do mundo têm patrocínio da Adidas, mas as outras não. Elas têm o apoio das concorrentes Nike, New Balance e Asics. Mas as marcas e os organizadores das provas também aderiram ao movimento. Segundo a empresa, mais de 250 corridas estão comprometidas a contar com um corredor 321 entre seus inscritos.

De acordo com a presidente de júri Chaka Sobhani, CCO global da Leo Burnett, muitas campanhas que tocavam em pontos como direitos humanos e inclusão estiveram na disputa dos Leões de Direct.

Uma das perguntas que os jurados fizeram durante o processo de escolha das peças foi se o projeto era escalável ou se trazia uma solução de impacto global. “Runner 321” tem essa proposta, conseguindo reunir outras marcas em seu movimento. Por isso, o GP foi para a Adidas e FCB.

Em Direct, o Brasil conquistou 3 Pratas e 2 Bronzes (leia aqui).

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo FilmesKlick Health, ModernistaUnblock CoffeeVMLY&R Wunderman Thompson.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2023