Cannes Lions 2024

Projeto empreendedor conquista GP de Creative Data

19.06.24

Ganhadora de um Titanium no ano passado com um projeto para ajudar refugiados ucranianos na Polônia, a MasterCard manteve seu olhar sobre essa população e, pensando em formas de garantir meios de subsistência para essas pessoas, lançou uma ferramenta digital e gratuita, a WhereToStart, que procura orientar pequenos empreendedores a encontrar locais para abrir negócios. Esse foi o foco da campanhaRoom for everyone”, criação da McCann de Varsóvia, que ganhou o Grand Prix de Creative Data do Cannes Lions 2024.

A iniciativa é praticamente uma sequência da plataforma “Where to Settle”, que facilitou a refugiados ucranianos o encontro de um lar na Polônia. Agora, o esforço é para auxiliar pessoas a se estabelecerem no mercado. Em 2022, mais de 310 mil empresas de pequeno e médio porte surgiram. Hoje, cerca de mil novos negócios são criados diariamente no país. Segundo a Mastercard, dentre 10 empreendimentos abertos, 1 é lançado por ucranianos.

O WhereToStart usa análises de gastos (com dados preservados) da Mastercard e informações como tráfego nas ruas, nível de ruído, áreas verdes ou até serviços compatíveis com o futuro empreendimento, fornecidas por parceiros. Assim, num só local é possível encontrar um conjunto de dados que facilitam a tomada de decisão a respeito de estabelecimento de um negócio em uma determinada região.

Jurada na categoria, Ana Becker, concept diretor da FCB Brasil, contou que “Room for everyone” – que é finalista de Titanium - não teve concorrentes.O trabalho foi unânime porque fez uso realmente criativo e muito efetivo de dados do cliente. Sem malabarismos”, disse.

Segundo Ana, a ideia é simples e efetiva e ainda entregou relevância cultural, social, política e econômica. Ela revelou que a presidente do júri, Rose Herceg (presidente do WPP Group na Austrália e na Nova Zelândia), usou uma metáfora, logo no início dos trabalhos em Cannes, para guiar as escolhas. “É como se a gente estivesse lançando um álbum de música daqueles que marcam época. Ele será um retrato do uso criativo de dados em 2024, cheio de excelentes exemplos, e elegeremos um single. O Grand Prix foi o nosso hit”, acrescentou.

Para Rose, a categoria representa o futuro da comunicação.Números são bonitos, mas as pessoas podem se perder neles. Precisamos focar em simplicidade. Os cases ganhadores conseguem navegar por dados e trazer soluções simples para negócios”, observou.

Dentre os insights deste ano, a presidente do júri declarou que é importante conhecer o público da marca. O recado pode parecer óbvio, mas ela apontou que muitas empresas não conhecem de verdade os consumidores. Ela também afirmou há cada vez mais projetos que sabem trabalhar dados com criatividade e alguns conseguem ter múltiplos fins. Ou seja, uma ação pode resolver um problema de negócio e ainda promover mudanças positivas na sociedade. Por fim, mandou uma mensagem para os fãs da aplicação de IA em projetos. “Seja capaz de explicar por que a tecnologia foi necessária. A IA pode ser algo maravilhoso, mas para que ela será aplicada no case?”, questionou.

Sobre o desempenho do Brasil – que conquistou 1 Bronze com o case “Blood Aid”, da DM9 para Dasa (leia aqui), Ana destacou que temos muito espaço para crescer nos insights, “mas só faremos isso como indústria se nos aprofundarmos de verdade no que são, no que podem ser e no que comunicam esses dados”.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024