Cannes Lions 2024

PR Lions reconhece impacto e criatividade (GP)

19.06.24

O júri de PR Lions concedeu o Grand Prix da categoria a “The Misheard Version”, da Golin de Londres para a Specsavers, que já havia conquistado o prêmio máximo em Audio&Radio - reveja aqui.

Para incentivar as pessoas a passarem por testes de audição, a campanha retomou o sucesso de Rick Astley, “Never Gonna Give You Up” em uma regravação com mudanças na letra, para gerar reações espontâneas de curiosidade e levar as pessoas ao debate sobre a questão. Esse poder de disseminação da música, que chegou a 20 milhões de pessoas em pouco tempo, de forma orgânica, foi reconhecida por seu potencial de PR.

Segundo Kat Thomas, founder e Global Chief Creative Officer da One Green Bean, os critérios do júri envolveram o PR criativo no centro da ideia, relevância cultural conquistada pela marca e o impacto. “Tivemos ainda algumas coisas de IA, mas nada que dominasse o debate, e gamificação. O GP teve discussão, mas o humor diante de um briefing desafiador foi importante para definir o resultado, bem como o impacto, já que houve aumento grande de buscas por testes de audição”, afirmou.

O jurado brasieiro, Ian Black, CEO da New Vegas, explicou à reportagem que o case brasileiro que conquistou Ouro, “VW 70 Years Campaign”, da AlmapBBDO para Volkswagen, disputou o Grand Prix até o final. O filme que traz Elis Regina e sua filha Maria Rita em destaque teve uma estratégia de distribuição orgânica em meios como WhatsApp, que ajudou a ação a alcançar 50 milhões de pessoas.

A força do case está na conexão quie gerou entre as pessoas que compartilharam os vídeos. Há um contexto no Brasil de famílias que não se falam mais por causa da polarização política, e essa viralização ajudou a agregar pessoas em torno dos sentimentos que o filme traz. E essa ação mostra o quanto PR e advertising estão caminhando juntos”, analisa Ian Black.

Confira o Grand Prix e o viral que ganhou o Ouro brasileiro.

Além do Ouro para AlmapBBDO e Volkswagen, o Brasil teve 2 Pratas e 3 Bronzes, totalizando 6 Leões. No total, 50 Leões foram distribuídos. Em 2023, o país teve 3 prêmios na categoria (2 Pratas e 1 Bronze).

Cannes Lions 2024