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Comercial da Samarco será julgado
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu, na tarde desta quinta-feira (18), processo para avaliar cerca de 50 reclamações de consumidores em relação ao comercial para TV criado pela mineira Tom Comunicação para Samarco (assista abaixo).
Os denunciantes questionam se o conteúdo exibido no filme é, de fato, verdadeiro.
O filme faz parte de campanha que tem como objetivo reverter a imagem negativa da empresa, dona da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), que se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, e resultou na maior catástrofe ambiental da história do Brasil.
A comunicação também conta com peças para mídia impressa e internet. No momento, segundo o Conar, o alvo da apuração é apenas o comercial, mas há a possibilidade de que as outras peças sejam julgadas, caso cheguem à entidade reclamações de consumidores contra elas, ou se o próprio Conar julgar pertinente avaliá-las.
Além de analisar a veracidade das informações do comercial, no julgamento, que deverá ocorrer no final de março, os conselheiros avaliarão se as afirmações relacionadas ao meio ambiente, que constam no filme, atendem às recomendações do Conar em relação à propaganda com apelo de sustentabilidade.