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Nestlé quer consolidar contas na América do Norte
Em um aparente esforço de corte de custos, a Nestlé lançou recentemente um processo de concorrência para consolidar parte de suas contas publicitárias na América do Norte em quatro, cinco ou até seis agências, segundo fontes da Adweek.
Embora o escopo exato da revisão ainda não esteja claro, ela inclui tarefas criativas e digitais em algumas das maiores marcas da Nestlé. De acordo com uma fonte, o processo diria respeito principalmente ou exclusivamente a produtos alimentícios preparados.
O conglomerado de origem Suíça concluiu sua última longa concorrência em 2014, reduzindo para oito o número de 20 agências digitais. Uma fonte com conhecimento direto do processo atual disse que a disputa envolverá principalmente parceiros remanescentes. Além disso, de acordo com a mesma fonte, a revisão seria orientada pela área de compras, em vez de avaliar argumentos criativos.
Um porta-voz da Nestlé declarou à Adweek: "Estamos sempre procurando maneiras de trabalhar e alavancar melhor nossas agências. Com isso, ocorrem mudanças periódicas, mas não temos nada adicional para compartilhar". Os representantes da empresa se recusaram a falar especificamente sobre a atual concorrência.
Segundo a Kantar Media, a Nestlé investiu US$ 633,4 milhões em esforços de mídia paga apenas nos EUA em 2017, um pouco abaixo do ano anterior, quando o aporte em publicidade ficou em pouco menos de US$ 700 milhões.
Embora não esteja totalmente claro quais agências a Nestlé está "avaliando", a lista de parceiras da companhia inclui McCann e seu braço de marketing hispânico Casanova, J. Walter Thompson, Leo Burnett, Grey, Ogilvy, FCB, Doner, Reach e Deep Focus.
Os porta-vozes dessas agências recusaram-se a comentar ou não responderam a perguntas da publicação. Representantes da companhia não esclareceram se a Nestlé considerará trabalhar com outras agências, fora de sua lista atual.
Leia a matéria da Adweek na íntegra, aqui.