Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Início de ano agitado para contas públicas e privadas
O mercado de agências está com início de ano agitado devido a disputas de contas. Dois dos maiores anunciantes da esfera pública estão com processos de licitação em andamento: Banco do Brasil e Petrobras (leia mais detalhes aqui e aqui).
Ainda na comunicação pública, a Secretaria de Comunicação Social da Casa Civil da Presidência, a Secom, também está com licitação em andamento. As propostas devem ser entregues até 20 de fevereiro. A Secom irá selecionar três agências de publicidade e a verba é de R$ 208 milhões por um ano para a soma dos três contratos. Atualmente, a Secom é atendida por Propeg, Nova/SB e Leo Burnett Tailor Made.
Entre os anunciantes privados, há grande expectativa em torno do resultado da concorrência por Bradesco, atualmente atendida por Y&R e WMcCann (leia aqui). O processo envolve duas contas, institucional e produtos do banco e a da seguradora. Nos bastidores do mercado, fala-se que estão na disputa da primeira a própria Y&R, Leo Burnett e Publicis. Para Bradesco Seguros, que hoje está na carteira da AlmapBBDO, a fase final envolveria a Almap e a WMcCann.
Outro processo aguardado é o da definição da conta de Jeep, marca da FCA (Fiat Chrysler Automotive). No final do ano passado, a empresa abriu concorrência, do qual participaram Leo Burnett (que atende a montadora), LDC, McGarryBowen, VML, FCB Brasil e F/Nazca Saatchi&Saatchi (leia mais aqui). O processo, porém, foi refeito e estão na disputa McGarry, Fbiz e Y&R (as duas últimas não estavam participando antes da readequação feita pelo anunciante). O resultado é aguardado para os próximos dias.
Também está com concorrência aberta a Raízen, hoje atendida pela J. Walter Thompson. Segundo informações do mercado, estão na disputa cinco agências, entre elas a atual detentora da conta. Consultada pelo Clubeonline, a empresa respondeu: "A Raízen iniciou este mês um processo de concorrência entre agências publicitárias que serão responsáveis pela comunicação das marcas Raízen e Shell no Brasil. Por isso, em parceria com a Scopen – consultoria especializada no mercado da comunicação comercial e marketing, com 25 anos de atuação em 12 países –, adota um modelo mais inovador de seleção da agência, que deve atender a uma criteriosa avaliação do mercado e considerar os desafios para o futuro da marca Shell no Brasil".
Há mais alguns processos em andamento que correm de forma sigilosa, como é hábito no mercado. Entre eles estão o da Riachuelo, que busca uma agência digital – para apoiar as ações de marca coordenadas pela Big Man, responsável pela publicidade da empresa –, e da Telhanorte (atendida pela DM9DDB).