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Jornais se unem para fortalecer meio
Os principais jornais do Brasil se unem para apresentar, em evento que ocorre durante o 10º Congresso Brasileiro de Jornais, nesta terça-feira (19), iniciativa liderada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), defendendo que o meio de comunicação continua como "um dos mais fortes e relevantes no Brasil e no mundo."
Resultado do trabalho realizado pelos comitês da ANJ no último ano, a ideia é posicionar o jornal não só como "o mais influente e o mais relevante difusor de notícias", mas também como "um meio importante para lançar, fortalecer e renovar marcas e produtos."
A leitura dos jornais está viva e se renova rapidamente graças aos novos formatos. Os jornais nunca tiveram tanta audiência como agora, considerando as diversas formas de distribuição do conteúdo, defende Marcello Moraes, CEO da Infloglobo e membro do Comitê de Gestão da ANJ. Mas o que queremos mostrar com esse movimento é que a razão pela qual as pessoas buscam a leitura do jornal, tanto no papel como na internet, é a mesma: a credibilidade, argumenta Moraes.
A ANJ destaca que os jornais impressos são os meios de comunicação "com maior nível de confiança da população", citando levantamento encomendado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), neste ano.
Segundo a entidade, a pesquisa ouviu 18,3 mil pessoas em 848 municípios e constatou que 53% dos entrevistados que leem jornais impressos confiam nas notícias publicadas.
De acordo com estudo deste ano, da ComScore, do total de pessoas que acessam notícias via internet, no Brasil, 57% delas o fazem por meio dos jornais. São aproximadamente 32 milhões de pessoas acessando notícias por jornais. Já os Estudos Marplan EGM, de janeiro a dezembro de 2013, revelam que 62% dos leitores de jornal não fazem outra atividade enquanto estão lendo - o que significaria que "a mensagem publicitária nessa mídia sofre menos dispersão que aquela veiculada em outros meios, como TV, rádio e internet".
A iniciativa de valorização do meio é liderada por grupo de jornais que representa hoje 90% da audiência neste tipo de mídia no país e teve início depois da realização de estudo comandado pela LewLaraTBWA, para identificar a imagem atual dos jornais brasileiros junto a diferentes públicos.
Depois do diagnóstico, a ANJ deu início ao desenvolvimento de ações para promover a força do jornal. A Lew'Lara também criou campanha que apresenta o projeto.
A oferta de fontes de informação e entretenimento é cada vez mais difusa e, por isso, os entrevistados pela pesquisa afirmaram que, quando é preciso ter certeza de algo que tomaram conhecimento, recorrem aos jornais, afirma Marcelo Rech, Diretor Executivo de Jornalismo do Grupo RBS e membro do Comitê Editorial da ANJ.
A partir dessas constatações, a Lew'Lara criou o conceito Jornal. Está em tudo, que permeia todas as peças que compõem a campanha publicitária.
Serão veiculados anúncios nos jornais associados à ANJ, spots em rádios e peças na internet. A primeira peça da comunicação será veiculada nesta quarta-feira (20): os jornais associados cobrirão sua capa com sobrecapa com notícia compartilhada em rede social.
É um privilegio poder contribuir com a ANJ, posicionando o meio jornal como um grande curador, que traz informação apurada, que tem isenção e credibilidade, promovendo - em qualquer plataforma - um debate qualificado com seus leitores, em uma comunicação interativa, democrática, inclusiva, que respeita cabalmente os direitos dos cidadãos, declara o chairman da LewLaraTBWA, Luiz Lara.
Além disso, os jornais associados estão propondo ao mercado soluções que prometem atender de maneira mais ampla suas necessidades, lançando, por exemplo, a "Digital Premium Jornais", plataforma na internet onde será possível negociar peças online em sites de todos os jornais participantes. Segundo a ANJ, pela primeira vez, o anunciante terá acesso a jornais de todas as regiões do Brasil, com apenas um clique.
Até o início do próximo ano, de acordo com a ANJ, também estará em funcionamento a "Marketplace de Jornais", ferramenta que irá permitir simulação de compra de anúncios impressos em dezenas de jornais brasileiros, com a possibilidade de negociação e levantamento de audiência por meio de métricas unificadas, validadas pela entidade.
Leia anterior sobre o assunto aqui.
Serviço:
10º Congresso Brasileiro de Jornais
18 e 19 de agosto de 2014, no WTC Events Center (junto ao Sheraton São Paulo WTC Hotel).
Av. das Nações Unidas, 12.551 Brooklin Novo São Paulo - SP
Evento para o mercado: apresentação de iniciativas e campanha da ANJ
Data: 19 de agosto de 2014
Horário: das 14h30 às 17h
Programação completa do 10º Congresso Brasileiro de Jornais:
http://www.anj.org.br/cbj/programafinal.html