arrow_backVoltar

De saída

Presidente da Volkswagen renuncia

23.09.15

Poucos dias depois de ter estourado o escândalo de fraude de emissões de poluentes em carros a diesel, o presidente-executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, no comando da empresa desde 2007, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (23).

A montadora informa que o substituto deverá ser anunciado nesta sexta-feira (25).

Em comunicado, o executivo diz estar "chocado com os acontecimentos dos últimos dias. Acima de tudo, estou abismado por como foi possível um erro de conduta de tal tamanho no Grupo Volkswagen", disse. "Estou fazendo isso pelo bem da companhia ainda que não esteja ciente de nenhum erro da minha parte", completou.

O comitê executivo do Conselho Supervisor defendeu que Winterkorn "não tinha conhecimento da manipulação de dados de emissões".

Na quinta-feira (17), o governo dos EUA acusou a marca de adulterar resultados em testes de poluentes, em 500 mil veículos vendidos no país, por conta da diferença entre nível de emissão em testes oficiais e em testes de rodagem. A agência ambiental norte-americana (EPA) concluiu que a montadora utilizava um software que controlava a emissão de poluentes apenas no momento em que os carros eram submetidos a vistorias.

Winterkorn pediu desculpas no domingo (20), por meio de um vídeo, sem, contudo, mencionar outros mercados. Nesta terça-feira (22), a Volkswagen admitiu que 11 milhões de veículos a diesel em todo o mundo tinham um software que manipulava resultados de emissões de gases tóxicos.

 

De saída

/