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Campanha mobiliza 28 milhões de pessoas no Facebook
O "desafio do balde de gelo", campanha destinada às entidades ligadas à esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa para a qual não existe cura, mobilizou mais de 28 milhões de usuários do Facebook e provocou o compartilhamento de 2,4 milhões de vídeos relativos ao tema, entre 1º de junho e 17 de agosto, informou a rede social nesta terça-feira (19).
Para ajudar a divulgar a ação, os participantes precisam filmar o desafio por completo e convidar mais três amigos a realizar a façanha.
De acordo com o Facebook, a iniciativa de receber um banho de água com gelo sobre a cabeça, que já mobilizou atletas, atrizes, modelos, cantores e executivos de tecnologia, atingiu praticamente todos os países do mundo.
O Brasil é a sexta nação que mais se engajou à campanha por meio de postagens, comentários e uso do botão Curtir - a liderança é dos EUA, país seguido por Austrália e Nova Zelândia.
O desafio foi iniciado pelo ex-jogador de beisebol Pete Frates, ativista da ONG ALS Association, em 31 de julho. No vídeo publicado em seu perfil no Facebook, Frates, que sofre de esclerose lateral amiotrófica, marcou colegas, que foram convidados a doar dinheiro para a ONG em 24 horas ou teriam que jogar um balde de água com gelo sobre suas cabeças. A iniciativa ganhou adesão de seus colegas e do mundo, inclusive de executivos como Bill Gates (Microsoft), Tim Cook (Apple) e Mark Zuckerberg (Facebook).
Leia matéria da Veja na íntegra, e assista a alguns vídeos em que executivos tomam um banho de água fria, aqui