arrow_backVoltar

‘Descumprimento de ordens judiciais’

Vp do Facebook é preso

01.03.16

O vice-presidente do Facebook para América Latina, Diego Dzodan, foi preso pela polícia federal nesta terça-feira (01º).

A prisão preventiva ocorreu enquanto o executivo estava a caminho do trabalho, em São Paulo, "em razão de reiterado descumprimento de ordens judiciais, de requerimento de informações contidas na página do site Facebook", segundo informa a polícia. A PF solicitava informações contidas na rede social para produção de provas a serem usadas em investigação de crime organizado e tráfico de drogas.

As informações teriam sido requeridas "para produção de provas a serem utilizadas em uma investigação de crime organizado e tráfico de drogas".

De acordo com o juiz Marcel Maia Montalvão, a PF solicitou a quebra do sigilo de mensagens trocadas via WhatsApp e foi atendida pela Justiça. "No entanto, a empresa Facebook, mesmo diante de três oportunidades não liberou as conversas solicitadas à Policia Federal".

Após prestar declarações na Superintendência da PF, na Lapa, o executivo foi transferido ao CDP (Centro de Detenção Prisional).

O Facebook se manifestou sobre o caso, em nota: "Estamos desapontados com a medida extrema e desproporcional de ter um executivo do Facebook escoltado até a delegacia devido a um caso envolvendo o WhatsApp, que opera separadamente do Facebook. O Facebook sempre esteve e sempre estará disponível para responder às questões que as autoridades brasileiras possam ter”.

Em dezembro do ano passado, a Justiça intimou as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil a bloquear o aplicativo WhatsApp (leia aqui). No dia seguinte, o desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou o desbloqueio do app (aqui).

‘Descumprimento de ordens judiciais’

/