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Family Portraits

Experimento da HP busca desconstruir estereótipos de famílias

29.08.18

Para a maioria das pessoas, a imagem de uma "família totalmente norte-americana" consiste em um homem branco heterossexual, mulher e filhos: 74% das 2.000 pessoas pesquisadas em um estudo encomendado pela HP acreditavam que o lar típico nos EUA se encaixa neste estereótipo.

No entanto, de acordo com o censo norte-americano de 2010, apenas uma em cada quatro famílias americanas corresponde a essa descrição.

Em um experimento social registrado em filme (assista abaixo), a HP reuniu 13 famílias de Chicago de diferentes raças, etnias, idades, gêneros e orientações sexuais. Cada pessoa foi propositalmente separada para não revelar a quais famílias elas estavam conectadas. A partir daí, um grupo menor foi contratado e convidado a escolher os indivíduos para formar o que eles acreditavam que constituísse uma “família toda americana. Os grupos criados seguiam um roteiro previsível: mesma raça, sexo diferente, heterossexual.

Como esperado, ninguém que tentou formar as "famílias" acertou. Uma mãe homossexual afro-americana, por exemplo, foi emparelhada com um homem da mesma raça que na verdade é casado com uma mulher branca. Além disso, um pai branco gay foi colocado com uma mulher branca heterossexual e dois filhos.

A revelação das famílias reais desnudou preconceitos. Um participante, por exemplo, disse que o experimento mudou “minha perspectiva sobre uma família americana tradicional. O que me surpreendeu foi o homem que escolhi - de uma família de dois pais - e quando o selecionei, pensei que esse era o cara mais parecido com a aparência de um estereótipo de pai.

Depois que as famílias reais se reuniram, elas foram fotografadas, as imagens impressas por máquinas HP e penduradas em uma parede.

"Quando o marketing e as comunicações são mais poderosos, eles se refletem em nossas vidas, quem somos e o que é mais importante", defende Karen Kahn, diretora de comunicações da HP. “E como profissionais de marketing para uma marca orientada a causas, abordamos os assuntos que são significativos para nossos públicos mais importantes - funcionários, clientes e parceiros.

"Family Portraits" é a mais recente ação da campanha "Reinvent Mindsets", que celebra a inclusão e destaca o viés inconsciente que afeta tanto o mundo corporativo quanto a sociedade em geral.

Além do filme, criado pela Edelman Digital, como parte da iniciativa, a HP irá divulgar dados de seu projeto de pesquisa: um dos dados mais reveladores indica que um em cada três americanos ficaria ansioso por trazer para casa um parceiro de uma raça diferente e 50% dizem que sua família prefere que ele namore ou se case com alguém da mesma raça ou religião. Outro dado dá conta de que uma em cada três pessoas cortou relações com um membro da família devido à intolerância.

"As descobertas do estudo reforçam que, para conectar-se a todos, em todos os lugares, devemos eliminar preconceitos e estereótipos e celebrar nossas diferenças", pondera Lesley Slaton-Brown, diretora de diversidade da HP. "Essas descobertas mostram que, independentemente de idade, raça, sexo, orientação sexual ou país de origem, as percepções de 'família' não estão alinhadas com a realidade de hoje".

Com Adweek.

Ficha Técnica:

Creative Agency: Edelman Digital
Chief Creative Officer: Jimmie Stone
Executive Creative Director: Jeremy Bernstein
Creative Director: Gil Kuruneri
Assoc. Creative Director: Sam Wilco
Agency Producers: Jennifer Carter Campbell, Genna Levitan
Account Lead: Kristen Hoy

Production Company: HELO
Director: Annie Saunders
Executive Producer: Brendan Kiernan
DP: David McFarland
Editor: John Jenkins

Family Portraits

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