Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Folha não irá mais publicar conteúdo no Facebook
Jornal com o maior número de seguidores no Facebook (5,95 milhões), a Folha não mais atualizará seu conteúdo na rede. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 08, dia em que o veículo deixa de fazer posts. Sua página, no entanto, permanecerá. Os leitores que quiserem distribuir o conteúdo pelo Facebook também poderão fazê-lo.
A decisão foi tomada depois que os algoritmos da rede passaram a privilegiar conteúdo pessoal em vez de postagens feitas por empresas de mídia, o que diminuiu de forma significativa a visibilidade das páginas de veículos. A Folha afirma que já vinha notando “desvantagens” em utilizar a rede como “caminho para fazer com que o conteúdo do jornal chegue aos seus leitores”. A medida do Facebook sedimentou a resolução do veículo em não mais apostar nessa estratégia.
Uma das questões era a audiência. Em janeiro, segundo a Folha, o volume de interações dos dez maiores jornais brasileiros caiu 32% em comparação ao mesmo período no ano anterior. Os dados são resultado de análise interna. Outro índice, este da Parse.ly, indica que a participação do Facebook nos acessos externos diminuiu de 39% em janeiro de 2017 para 24% em dezembro.
Outro fator a pesar foi a propagação das fake news. O jornal aponta que o Facebook não conseguiu resolver o problema satisfatoriamente de identificar o que é conteúdo produzido por jornalismo profissional e o que não é. Isso ajudaria a combater a propagação de notícias falsas.
Os perfis da Folha no Twitter, no Instagram e no LinkedIn continuam sendo atualizados.
Leia aqui o texto que a Folha publicou a respeito da sua decisão de não mais publicar conteúdo no Facebook.