arrow_backVoltar

Homens que Amamos

Risqué é acusada de machista nas redes sociais

23.03.15

A Risqué gerou um bafafá na internet ao promover sua nova linha de esmaltes outono/inverno 2015, chamada "Homens que Amamos".

Segundo a marca, as seis cores de esmalte são "inspiradas nos homens que fazem a diferença na vida das consumidoras" e são "um tributo aos pequenos gestos diários dos homens."

Entre os novos produtos estão "Risqué André fez o jantar", "Risqué Fê mandou mensagem" e "Risqué Guto fez o pedido!!". Nas peças online que divulgam a linha, estão frases como "André sempre me surpreende: me esperou em casa com um incrível jantar a luz de velas." e "Olhei a caixa de mensagem e lá estava a mensagem do Fê para alegrar o meu dia!", abaixo da imagem do esmalte.

Vários internautas reclamaram nas redes sociais, acusando a marca de machismo ao lançar esmaltes, que têm como público-alvo a mulher, com nomes de homens e situações ligadas a eles, dando a entender que elas usam o produto por causa deles. Um dos posts diz: "Achei a campanha de péssimo gosto. Sabe por quê? Porque, de forma subjetiva e sutil, ela afirma que você usa esmalte para os homens e esperando que eles 'te convidem pra jantar, te liguem' etc... E isso é mais uma forma de dizer que você faz tudo por eles. A verdade é que ainda não compreenderam que a mulher mudou e vai continuar mudando... O homem deixou de ser o centro do universo há muito tempo.". Outra mensagem aponta: "'Fulano fez a janta.' (...) Vai ter esmalte em homenagem a mulher que cozinha e lava a louça todo dia? Não, porque é 'obrigação' dela né?! Tá certo."

Outros comentários ironizaram a Risqué ao postar frases como "Alessandro transa sem camisinha. Mas se você engravidar, a culpa é somente sua, viu #homensrisque" e "Risqué Maurício diz que é feminista e acha que deve ganhar um prêmio por isso #homensrisque".

Por outro lado, diversos internautas se manifestaram dizendo que não enxergavam machismo na nova linha nem na comunicação que a divulga.

 

Homens que Amamos

/