Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Filme que levou GP em Cannes é banido no Reino Unido
O filme "Life Paint" (leia e assista aqui), criado pela Grey de Londres para a Volvo e que conquistou dois GPs no Festival Internacional de Cannes em 2015, foi banido no Reino Unido, uma vez que o produto divulgado passaria "uma impressão enganosa" de segurança.
O comercial promove um spray que pode ser aplicado em roupas e outras superfícies para fazê-las brilharem no escuro, aumentando a visibilidade dos ciclistas à noite.
O produto, desenvolvido com a startup sueca Albedo100, foi inicialmente distribuído para uma base experimental, e recebeu uma liberação para o varejo em outubro de 2015.
O filme foi exibido por quase dois anos até que o Advertising Standards Authority (ASA), órgão que regula a publicidade no Reino Unido, recebeu uma única queixa, o que deu início a uma apuração.
A pessoa que reclamou sugeriu que o comercial era "enganoso" porque mostra o spray sendo aplicado em uma bicicleta, roupas e acessórios e todos os itens aparecem muito brilhantes em seguida.
Na verdade, o efeito visto no vídeo foi alcançado com um produto diferente, à base de óleo, projetado para superfícies metálicas - um fato reconhecido em um aviso sobre o filme no site da Volvo.
A marca de automóveis disse ao ASA que o spray "Life Paint" é principalmente destinado a têxteis e, embora fosse possível obter o efeito mostrado em uma bicicleta, não seria tão duradouro.
A Volvo também se ofereceu para reformular a declaração de responsabilidade, para deixar claro que o "Life Paint" não é voltado principalmente ao metal, e também publicar a declaração no YouTube, onde o aviso original não tinha aparecido.
Mas a ASA decidiu que, mesmo que este aviso fosse incluído no vídeo, o destaque que o anúncio deu ao produto sendo usado em uma bicicleta "claramente sugeriu que iria funcionar bem nessas superfícies."
O filme foi lançado em março de 2015 e três meses depois ganhou dois GPs em Cannes naquele ano, em Design e em Promotion & Activation.
Um porta-voz da Grey de Londres ressaltou que a decisão não afeta o produto "Life Paint", que permanece disponível ao mercado.
No ano passado, a Grey de Singapura devolveu Leão de Bronze que abocanhou na categoria Promo & Activation, no Cannes Lions 2016, com o aplicativo "I Sea" (leia aqui, aqui e aqui).