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Lions Festivals 2017

Cannes: música, Leões e o efeito La La Land

04.07.17

Presidente do júri de Film no Cannes Lions 2017, Pete Favat, CCO da Deutsch North America, foi questionado, durante a coletiva de imprensa que revelou os vencedores, se havia notado alguma tendência na categoria merecedora de citação.  No primeiro momento, ele disse não ter reparado em nada extraordinário. Mas, depois, comentou, entre risos, que havia sim uma tendência: a influência de La La Land, filme que concorreu ao Oscar deste ano.

Favat brincou com o fato de ter visto muitos comerciais com o uso de dança. Mesmo entre campanhas ganhadoras, houve uma boa quantidade de peças com gente dançando. É o caso de “Da Da Ding”, da W+K India para a Nike, que conquistou um Ouro em Film. É difícil resistir ao som e à dança. O comercial não é só coreografia, vale ressaltar. Tem muita mulher em plena atividade esportiva, conferindo força à canção interpretada pela rapper Gizzle e produzida por Genera8ion, que trabalhou com M.I.A. “Acho que todos os jurados ficaram cantando Da Da Ding por dias”, contou Favat (confira o filme mais abaixo).

O fato é que diversos cases premiados em Cannes tiveram a música como fio condutor da ideia principal. Ao menos quatro dos Grand Prix distribuídos no evento tiveram essa característica, sem contar diversas outras campanhas premiadas com Ouros. Muitas canções foram compostas exclusivamente para a campanha, outras foram versões de sucessos feitas para a publicidade. E grandes hits tiveram suas versões originais encaixadas perfeitamente a alguns filmes.

Em quase todos os casos, a música funciona como elemento para fundir publicidade e entretenimento. Em algumas situações, como no GP de Film Craft, é puro entretenimento. Em outras palavras, o Grand Prix da categoria foi para um autêntico videoclipe: o do duo francês The Blaze para “Territory”.  E em Digital Craft aconteceu o mesmo, embora o emprego da realidade virtual tenha feito a diferença na decisão do júri. Bjork levou seu GP por “NotGet VR”.

Confira uma seleção do melhor da música no Cannes Lions 2017:

- Territory - The Blaze - GP de Film Craft (veja aqui)

O júri da categoria optou por premiar “Territory”, do duo francês The Blaze. Após intensas discussões sobre a ideia de consagrar uma campanha que não era de marca, os jurados preferiram ser unânimes em reconhecer as qualidades do clipe, que mostra um homem que volta ao lar, se emociona com sua família (de imigrantes), vai se exercitar, dançar, entrar em transe e tomar diversas outras atitudes em imagens que encantaram a todos e constituem um conto de pertencimento.

- We are the Superhumans - Channel4 - GP de Film (veja aqui)

Na categoria Film Craft, o vídeo de The Blaze superou “We are the Superhumans”, da house 4Creative para Channel4, em decisão que foi surpreendente para muitos formadores de opinião. No entanto, a campanha que tinha o objetivo de mostrar que os atletas paralímpicos tinham um dia a dia igual ao de qualquer pessoa, acabaria sendo reconhecida com o Film Lions. Sua música é "Yes I Can”, de Sammy Davis Jr., que ganhou uma versão própria, liderada pelo cantor australiano Tony Dee, à frente da The Superhuman Band's, composta por 16 músicos. A performance quis encapsular o espírito dos super humanos olímpicos.

- Original is Never Finished - Adidas Originals - GP Lions Entertainment for Music (veja aqui)

A categoria foi criada em 2016 para reconhecer campanhas que entrassem na cultura popular, entretendo as pessoas através da música. A vencedora  em 2017 foi “Original is Never Finished”, da Adidas Originals, com sua versão modernizada de “My Way”, clássico de Frank Sinatra e outras vozes. A proposta era mostrar a ideia de originalidade como algo sempre em progresso, com a participação do famoso skatista Gonz e o jovem Lucas Puig, a lenda da NBA Kareem Abdul-Jabbar e o novato Brandon Ingram, além de Petra Collins e Snoop Dogg. Vale lembrar que, no ano passado, a categoria teve dois vencedores: a campanha "Home of Christmas", para a rede de supermercados Edeka (criação da Jung von Matt de Hamburgo), e a cantora Beyoncé, pelo videoclipe da canção "Formation" (leia mais aqui).

- “Notget VR” - Bjork - Grand Prix em Digital Craft (veja aqui)

Uma parceria entre a Analog, empresa de efeitos visuais, e o W&N Studio, permitiu a criação de “Notget VR”, uma experiência em realidade virtual para promover uma música do álbum Vulnicura. A peça mostra um avatar digital de Bjork usando uma segunda pele de luzes, provocando lindos efeitos.

Além dos Grand Prix, uma navegada por outros Ouros do Cannes Lions traz à tona ótimas campanhas com a música em seu DNA:

- My Mutant Brain - Kenzo (veja aqui)

O filme que apresenta a nova fragância World, de Kenzo, é protagonizado pela atriz Margaret Qualley (de The Leftlovers). Ela dança a música "Mutant Brain (feat. Assassin)", de Sam Spiegel e Ape Drums - composta originalmente para esta propaganda, dirigida por Spike Jonze.

- What are girls made of - Nike (veja aqui)

Cantada em russo, a música “What are girls made of” é tradicional naquele país e descreve que as meninas são feitas de “flores” e “marmeladas”. O filme, no entanto, mostra atletas russas e inspira as garotas a cantar sobre mulheres feitas de “aço”. Foi uma forma da Nike combater estereótipos às vésperas do Dia Internacional da Mulher. A ação teve filmes também para a Turquia e Oriente Médio. Ou seja, com Da Da Ding, são dois hits para a marca.

- Jackie Stewart in: When You Drive, Never Drink - Heineken (veja aqui)

O comercial de Heineken juntou o tricampeão da Fórmula 1 Jackie Stewart  e uma versão moderna de “Heroes”, de David Bowie, interpretada pelo grupo Postmodern Jukebox. A peça mostra diferentes momentos da carreira do atleta. No final, ele recusa uma cerveja e diz que “ainda está pilotando”.

- Ostrich - Samsung (veja aqui

A divertida história de um avestruz que usa equipamento de realidade virtual da Samsung e aprende a voar tem “Rocket Man” com Elton John como encaixe perfeito na trilha.

- Batman - War Child Holland (veja aqui)

A fantasia é, às vezes, a única forma de uma criança escapar da realidade. Ainda mais se for uma das 250 milhões que enfrentam todos os dias os horrores da guerra. A campanha da War Child Holland mistura um Batman fictício e a música “You´re My Best Friend”, do Queen, para contar essa história e sensibilizar as pessoas.

- Gosh- Jamie XX (veja aqui)

O videoclipe “Gosh” não usa efeitos visuais ou em 3D. Foi gravado em Hangzhou, na China, um lugar que é uma versão reduzida de Paris. Conquistou um Ouro em Film Craft.

- Process - Sampha (veja aqui)

Nesse caso, o júri de Film Craft premiou um documentário de 37 minutos que contextualiza visualmente o novo álbum “Process”, de Sampha, um astro que está surgindo em Londres. Foi dirigido por Kahlil Joseph, que fez o videoclipe de Lemonade, de Beyoncé. O curta foi filmado em Londres e Serra Leoa.

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