Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ivan Pinto, aos 87 anos
Com mais de 60 anos de atuação na indústria da publicidade, o carioca Ivan Pinto morreu nesta sexta-feira (13), aos 87 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Profissional da área de atendimento, trabalhou tanto na liderança de grandes agências no Brasil quanto à frente do marketing da gigante Gessy Lever (atual Unilever), no Brasil e nos EUA, além de ter seguido carreira acadêmica na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e ter gerenciado sua própria consultoria.
Teve ainda uma participação ativa na liderança de entidades do mercado: foi presidente do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), da Abap (Associação Brasileira de Agências de Propaganda) e da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda).
Sua carreira no mercado publicitário teve início em 1954, quando começou a trabalhar na Grant Advertising. Depois, trabalhou na Standard, J. Walter Thompson e Lintas.
Passou para o outro lado do balcão ao assumir, em 1961, o cargo de gerente geral de marketing e propaganda da Gessy Lever, por cinco anos. Em seguida, foi promovido e, de Nova York, comandou o marketing da Lever Brothers, por um ano.
De volta ao Brasil e à Lintas, passou a responder como diretor de atendimento da agência. Foi ainda presidente da Proeme. Anos depois, essa última se fundiu com a primeira, tornando-se SS&B Lintas, presidida por Ivan Pinto.
O corpo de Ivan Pinto será velado na casa funerária Funeral Home, na Bela Vista, neste sábado (14) das 9h às 14h. A cerimônia de cremação ocorrerá no Crematório da Vila Alpina.