Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Suzana Amaral, diretora de "A Hora da Estrela"
A cineasta Suzana Amaral faleceu nesta quinta-feira, 25, em São Paulo. É diretora de “A Hora da Estrela” (1985), que marcou a história do cinema brasileira. O filme, baseado na obra homônima de Clarice Lispector, recebeu o prêmio da crítica do Festival de Berlim, em 1986.
Suzana foi indicada ao Urso de Ouro. E Marcélia Cartaxo, que interpreta Macabéa, conquistou o Urso de Prata de Melhor Atriz.
Formada na primeira turma de Cinema da ECA/USP, Suzana fez pós-graduação em direção na New York University. Tem mais de 50 curtas feitos para o programa “Câmera Aberta”, da TV Cultura.
“A Hora da Estrela", cujo roteiro foi assinado por Suzana, foi seu primeiro longa. Mãe de nove filhos, ela tinha 53 anos na ocasião. Suzana fez consultorias de roteiro e dirigiu também “Uma Vida Em Segredo” (2001) e “Hotel Atlântico” (2009).
Entrevistada para uma série do Clube de Criação sobre Mulheres no Cinema, em 2018, Suzana disse que, para que mais mulheres participem da indústria cinematográfica no Brasil, é preciso que o setor tenha mais investimentos.
“Falta dinheiro para os projetos. Falta dinheiro de um modo geral no cinema. Também precisamos de políticas públicas. As atuais são erradas”, criticou na época (leia mais aqui).
A família informa que Suzana, com certeza, teria feito muitos filmes, se houvesse mais recursos. Ela gostaria de ter filmado “O Caso Morel”, livro de Rubem Fonseca, que estava em pré-produção.
A cineasta faleceu por complicações decorrentes de um AVC.