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O espaço é seu

Paulo Barros e nós, publicitários

19.02.10

Nos últimos carnavais, a maior cobrança que se ouvia da imprensa era em relação a um título do carnavalesco Paulo Barros, da Unidos da Tijuca. Claro que, nessa cobrança, estava implícita a importância que esses profissionais ganharam nos dias de hoje, maior que a do próprio samba.


Os entusiastas dos carnavalescos, volta e meia, lembram do carnaval "injustiçado" de Joãosinho Trinta, em 1989, o famoso "Ratos e urubus, larguem minha fantasia". No que eu respondo: grande carnaval? Então cantem o samba inteiro. Pois foi exatamente nesse quesito que a Beija-Flor perdeu para a Imperatriz Leopoldinense, com seu “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”.


Questão de ponto de vista. Para mim, o carnaval vencedor foi aquele que nos deu um samba clássico, cantado até hoje. Um samba entoado pelo grande Dominguinhos do Estácio .  


Sim, porque as escolas são de samba, não de Belas Artes.


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Mesmo dando mais valor ao samba do que ao trabalho estético, acompanho o que Paulo Barros faz desde o começo, em 2004. E acho que ele deu um sopro de renovação interessante no carnaval. Há muito, as escolas só investiam em luxo, meio que como uma desculpa para justificar uma certa mesmice.


Ele veio e atacou com ousadia, coisa que a propaganda, volta e meia, tem que fazer também.


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Mas, há três anos, vi bem de perto seu primeiro carnaval na Unidos do Viradouro, cercado de muita expectativa, por conta de inovações como desfilar com um carro “de cabeça para baixo” ou com a bateria em cima de um carro alegórico.


O desfile foi ótimo, como qualquer um animado por Dominguinhos. Só que olhando as alegorias de perto, não gostei muito. Eram diferentes, mas feitas meio nas coxas. O carro de cabeça para baixo, então, era feio de doer.


A comparação com outras escolas era amplamente desfavorável ao trabalho de Paulo Barros. Ainda que elas não ousassem tanto quanto ele, traziam carros bonitos, bem acabados, impactantes.


Os de Paulo Barros davam a impressão de que ele achava que bastava uma idéia engraçadinha e pronto. Aliás, isso é comum em publicidade: boa idéia, mas formulação preguiçosa.


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No entanto, uma questão que eu levanto sobre Paulo e os outros novos carnavalescos vai além. Se o carnaval virou Belas Artes, façamos arte, então.


Me explico: quando você vê um enredo de um Renato Lage (do Salgueiro), percebe que o cara pesquisa, tem referências de história, arte, estética. Vê de cara que o enredo conta uma história e que ele é preparado o bastante para contar de uma maneira interessante e bonita.


O carnaval que vi de Paulo Barros, em 2007, não contava história nenhuma.


Um carro era um pinball, o outro, “Onde está Wally”, mais um outro, um baralho, na outra ponta, uma quadra poliesportiva.
Tudo truquinho, sacadinha, pretexto para jogadinhas visuais. Uma espécie de “Avatar”: efeitos impactantes em nome de um enredo vazio.


Não à toa seus enredos recebem nomes vagos como “É de arrepiar!” ou “É segredo!”. Porque não têm começo, nem fim, são apenas um meio para algum truque que vai ganhar a galera.


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Acompanhar o trabalho de carnavalescos que marcaram época, como o revolucionário Fernando Pinto, o genial Arlindo Rodrigues, Fernando Pamplona e o próprio Joãosinho Trinta, com Paulo Barros é como comparar os comerciais dos craques que marcaram a história da propaganda com algumas coisas que vemos hoje em sites internacionais.


Nos dois casos, somos brindados com trabalhos bacanas, diferentes, engraçados.


Mas o primeiro tem um apuro, um conteúdo que sobrevive ao tempo, que marca época, como "O primeiro sutiã". É mais do que uma frase, uma sacadinha, um trocadilho visual. É um conceito que perdura, que vira uma frase repetida até hoje. Sim, porque antes da frase, tinha todo um raciocínio bem elaborado.


O segundo caso  é engraçado, popular, bastante criativo também.
Só que nem sempre tem o mesmo brilho.


Tanto para a propaganda quanto para os desfiles das escolas de samba, os recursos visuais e os hits moderninhos existem e devem ser absorvidos. Taí a espetacular Comissão de Frente da Unidos da Tijuca – um truquinho aprendido no Youtube – que não me deixa mentir.


Mas os grandes inovadores, tanto no carnaval quanto na publicidade, fizeram mais do que usar novos recursos. Eles os pegaram e transformaram em algo novo, trabalhado, pensado.


Em vez de apenas usar uma referência, se tornaram a própria.  

Por Rafael Simi, redator da Heads (RJ)


Leia texto anterior sobre o mesmo tema aqui.

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