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‘Para uma pele visivelmente mais clara’

Depois de Dove, Nivea é acusada de racismo

20.10.17

A Nivea tornou-se a mais recente marca de cuidados pessoais a se envolver em acusações de racismo, depois de exibir outdoors na África em que uma modelo negra apresenta o produto "Natural Fairness Body Lotion", com o texto: "para uma pele visivelmente mais clara".

As peças publicitárias são protagonizadas pela ex-miss Nigéria, Omowunmi Akinnifesi, e integram campanha que também conta com filmes para TV e que retratam a pele da modelo ficando mais clara depois de usar o creme.

Em comunicado, a Beiersdorf AG, proprietária da marca alemã, declarou que a companhia está comprometida com "diversas necessidades de cuidados com a pele".

"A Beiersdorf é uma empresa global, que oferece uma grande variedade de produtos que têm como finalidade abordar diferentes necessidades de cada tipo de pele dos seus consumidores, ao redor do mundo. Tendo conhecimento do direito de cada consumidor em escolher um produto de acordo com sua preferência, a empresa oferece diversas alternativas de produtos de alta qualidade para cuidados com a pele", afirmou de forma evasiva.

A Nivea já havia sido criticada no início do ano por uma peça publicitária em sua página no Facebook no Oriente Médio, que trazia o texto "White is purity" (leia aqui).

Na semana passada, Dove foi acusada de racismo, depois de publicar um post no Facebook - que na verdade era um frame de uma vinheta e de um comercial - mostrando duas mulheres, uma negra e uma branca, que, de forma descontextualizada, sugeria que, ao usar um determinado produto da marca, a negra se transformaria em branca. Antes disso, a marca já havia sido criticada por racismo duas vezes (leia aqui, aqui e aqui).

‘Para uma pele visivelmente mais clara’

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