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Com parceiros, Record lança serviço de streaming e VOD
O Grupo Record coloca no ar nesta terça-feira, 14, um novo serviço de streaming e VOD com conteúdo tanto da TV linear quanto de players da TV paga e mais produções originais. É o Play Plus, projeto consolidado com a participação de parceiros como a PricewaterhouseCoopers (PwC) e a Samba Tech. Na grade, programação da TV Record, da Record News, acervo do grupo (como Família Trapo e Especial Elis Regina), atrações da ESPN e da PlayKids.
Parte desse conteúdo é gratuito. Para acessá-lo, basta baixar o app, disponível para iOS e Android a partir da terça-feira. Para poder consumir programação como ESPN Extra e o acervo com alguns programas que fazem parte da história da TV há pacotes de assinatura, que custam de R$ 12,90 a R$ 32,80. Outras empresas estão em negociação com a Record.
O lançamento do Play Plus tem campanha criada pela Y&R, com veiculação nacional, spot de rádio e peças de OOH. Na TV e na internet serão exibidos três filmes: Julgamento, Luta e Trem que trazem como protagonistas um quarteto de ursos que interrompe uma cena reveladora – e tensa – cantando alto uma versão de “A Barata”, música do grupo Só Para Contrariar. A interrupção não permite saber o que se desenrolaria. Na sequência, aparece um banner: “Curioso? Baixe o PlayPlus” (confira a ficha técnica mais abaixo).
Gerar curiosidade foi o pedido feito por Antonio Guerreiro, superintendente de estratégia multiplataforma do Grupo Record. Despertada a atenção do consumidor, é o conteúdo quem se encarregará de garantir o interesse do futuro usuário. Essa é a aposta de Guerreiro, que há dois anos vem estudando os caminhos da mídia e os passos que podem ser dados pela Record. Como ele lembrou, há um player global no mercado brasileiro (Netflix), outro importante, mas de perfil nacional (Globo) e um terceiro player internacional, que promete aumentar investimentos no país (Amazon Prime). “Há uma miríade de aplicativos, mas entendemos que há espaço para um shopping de entretenimento e conteúdo que pode ser acessado por uma única porta de entrada”, explicou.
Segundo Guerreiro, a construção do Play Plus é constante. Para dar ideia de como o serviço deve ser alimentado, ele contou que há 20 pré-produções em andamento. E na segunda quinzena de setembro será aberto um pitch para projetos originais (quem quiser escrever o seu, pode enviá-lo para o email originais@playplus.com).
O Play Plus começa com conteúdos originais como “Pais da Nova Era”, cinco episódios de 20 minutos cada com Marcos Mion apresentando pais dedicados aos filhos, com discussões como deveres e paternidade nos novos tempos. Outra atração exclusiva da plataforma é “Camarim da Xuxa”, produção com Xuxa retomando conteúdo feito para o público infantil. Também se destaca o “Você Sabia”, dos mesmos criadores do canal que faz sucesso no YouTube. E em setembro, o usuário do Play Plus poderá ver uma série (“Terrores Urbanos”), que só irá para a TV em 2019 pela Record.
A nova unidade de negócios, que é uma das cinco coordenadas pela área de Guerreiro, conta com 110 funcionários. O Play Plus já tem perfis nas redes sociais e será atuante como é a Netflix. A Samba Tech também tem um time específico para atender às demandas da plataforma, seja na oferta do conteúdo, seja nos serviços de atendimento e cobrança.
De acordo com a PwC, os serviços de TV on demand e streaming, baseados na oferta de players OTT (over the top), devem gerar US$ 64,7 bilhões de receitas no mundo até 2021. Mas isso não quer dizer que a TV linear está com seus dias contados. Guerreiro salientou que a TV aberta é muito forte no Brasil. O que se verifica é a transformação no modelo de consumo de TV. O Clubeonline perguntou se, no futuro, a nova unidade de negócios poderá ser o carro-chefe da empresa. “Estamos como se isto fosse o Porto de Santos. Estamos tirando os produtos dos conteiners e não sabemos o que tem dentro. Nosso aprendizado será na base de tentativa e erro”, afirmou.
O R7 chegou a ter um produto no YouTube, o R7 Play, que funcionou num modelo pago entre 2015 e 2017. Que lições extraíram dessa experiência? “Que não se deve trabalhar sozinho”, resumiu Guerreiro.
Lena Castellón
Ficha Técnica
Cliente: Grupo Record
Produto: Play Plus
Título: “Julgamento”, “Luta” e “Trem”
Duração: 3x30”
VP de criação: Rafael Pitanguy
Dir. Criação: Rafael Pitanguy
Redator: Bruno Souto
Dir. Arte: Mozar Gudin
Atendimento: Léo Balbi e Karina Ribeiro
Cliente: Antonio Guerreiro, Alessandro Malerba e Aline Sordili
Planejamento: Paulo Vita, Leonardo Santos e Verônica Mendes
Mídia: Glaucia Montanha, Camila Felix e Isis Baptista
RTV: Nicole Godoy | Camila Naito | Mariana Marinho | Anderson Rocha | Izabel Soares |
Mayara Araújo | Cléo Gonçalves | Jay Leonel
Produtora Filme: Sentimental Filme
Direção: Guilhermo Sartori
Direção de Fotografia: Pedro Cardillo
Direção de arte: Equipe Sentimental
Produção Executiva: Equipe Sentimental
Atendimento produtora: Equipe Sentimental
Assistente de produção executiva: Equipe Sentimental
Montagem: Márcio Canella
Pós-produção/ finalização: Sentimental Filme
Produtora de som: S de Samba
Produtor de som: Pedro Caldas, Rodrigo Monteiro, Tiago Gamke, Rafael Mancini e Rafael
Atendimento: Meg Ribeiro
Locutor: Guilherme Lopes