Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Publicis Groupe anuncia aquisição de gigante digital
O Publicis Groupe anuncia nesta segunda-feira (3) a aquisição da Sapient, rede de agências e serviços de consultoria fundada em 1990 nos Estados Unidos e atualmente integrada por três divisões: SapientNitro, Sapient Global Markets e Sapient Government Services. Em uma das maiores transações financeiras da história do mercado de comunicação, a holding francesa pagou US$ 25 por ação, chegando ao valor de US$ 3,7 bilhões para assumir 100% do controle da empresa.
A Sapient é uma jóia da coroa, uma empresa única, nascida no ambiente tecnológico com força em marketing, comunicação e omni-channel, disciplinas que são igualmente importantes para auxiliar clientes da melhor forma possível a alcançar sua transformação digital. Essa aquisição dá ao Publicis Groupe acesso a novos mercados e a possibilidade de criar novos canais de receita, analisou Maurice Lévy, chairman e CEO do Publicis Groupe, em comunicado. Essa aquisição preenche uma série de objetivos do nosso grupo: vamos ampliar nossa posição de liderança no digital, alcançar meta de ter 50% de nossa receita oriunda do digital e de serviços tecnológicos, três anos antes do planejado, e expandir as capacidades de consultoria e tecnologia em novas frentes, oferecendo interessantes oportunidades aos nossos talentos, complementou.
Com a aquisição, nasce a Publicis.Sapient, que será comandada por Alan J. Herrick, até então CEO da Sapient. A nova operação vai integrar todos os negócios da antiga Sapient e algumas das principais operações digitais do Publicis Groupe, como Razorfish, DigitasLBi e Rosetta.
No Brasil, a Sapient está presente por meio da operação da SapientNitro, agência que tem o digital como sua principal expertise e que chegou ao país em sua estrutura atual no início de 2013, com a aquisição da iThink. Ainda não há confirmações sobre possíveis mudanças na estrutura atual, comandada pelo CCO Marcelo Tripoli e pelo diretor-geral Raffael Mastrocola. Porém, tudo indica que ela deve ser unificada com as operações de Razorfish e Digitas, que estão no Brasil sob a liderança de Alfredo Reikdal.
Terceiro maior grupo de comunicação do mundo, o Publicis também controla uma série de outras agências no Brasil, como F/Nazca S&S, Leo Burnett Tailor Made, Publicis Brasil e suas demais operações , Talent e DPZ.