Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Grupos cancelam fusão
Publicis e Omnicom cancelaram o processo de "fusão de iguais", avaliado em US$ 35 bilhões, que iria criar o maior grupo de publicidade do mundo. A decisão ocorre quase dez meses depois de anunciado o plano de união, que formaria o Publicis Omnicom Group (leia aqui).
Os grupos, donos de muitas das redes de agências mais importantes do mundo, justificaram a decisão colocando a culpa nas "dificuldades em concluir a transação dentro de um prazo razoável".
"Os desafios ainda a serem vencidos, além da demora do progresso, criaram um nível de incerteza que não interessa a nenhum dos grupos e seus funcionários, clientes e acionistas", justificaram, em comunicado conjunto, John Wren, presidente-executivo do grupo Omnicom, e o presidente-executivo do Publicis Group, Maurice Levy.
Os grupos não terão de pagar taxas de cancelamento de contrato. Uma taxa de rescisão de US$ 500 milhões seria aplicada se alguma das partes tivesse se ??afastado de forma unilateral, o que não foi o caso.
Os dois lados já tinham declararado que problemas legais e tributários na Europa estavam atrasando a conclusão do negócio. Mas, além dessas dificuldades, as relações já tinham se desgastado muito, segundo o Wall Street Journal revelou em abril (leia aqui).
"A decisão de suspender o processo não foi nem agradável nem fácil de ser tomada, mas foi uma condição necessária", disse Levy em um comunicado da Publicis.
Leia matéria do AdAge na íntegra aqui.
Leia anterior sobre o assunto aqui.