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Rede de Justiça Criminal

JWT abraça campanha contra revista vexatória

23.05.14


Assista aos filmes criados pela JWT Brasil para a Rede de Justiça Criminal - composta por um grupo de ONGs da qual faz parte a Conectas, parceira da agência.



Os comerciais integram campanha que denuncia a prática abusiva da revista vexatória no sistema prisional do país e mostram que o tratamento violento dado aos familiares e amigos dos presos não tem relação com nenhuma melhoria no sistema de segurança das cadeias.



“A JWT se solidariza com causas, independentemente da tradicional plataforma de projeção para festivais. O trabalho para a Conectas é uma mobilização interna que transcende o exercício criativo. É uma questão de crença e não de culpa", comenta Fernand Alphen, Head of Strategy da JWT.



Além dos filmes, a comunicação é composta por uma série de áudios gravados pelo rapper Dexter e outros artistas, que dão vozes às cartas de parentes de presos que sofrem a revista vexatória. São casos de pessoas que precisam se despir, agachar três vezes sobre um espelho, contrair os músculos e abrir com as mãos o ânus e a vagina para que funcionários do Estado possam vasculhar orifícios genitais de mães, irmãs, esposas e filhas de presos, de todas as idades, incluindo bebês de colo, para terem autorização de ver o encarcerado.



"A prática da revista vexatória é uma das mais extensivas, indiscriminadas, sádicas e ineficientes violações de direitos humanos cometidas pelo Estado. É um absurdo que isso ainda exista. Construir uma campanha comunicacional como essa é mais um meio de tentar mudar essa realidade, por meio da informação, da indignação, da pressão cidadã e, esperamos, de uma resposta adequada do Congresso, com a aprovação do Projeto de Lei que proíbe a revista vexatória no Brasil", ressalta João Paulo Charleaux, coordenador de Comunicação da Conectas.



A principal ferramenta da campanha é o hotsite Fim da Revista Vexatória, que permite que as pessoas se inscrevam e enviem um e-mail com o intuito de sensibilizar o presidente do Senado, Renan Calheiros.



O objetivo é a aprovação do Projeto de Lei - PL 480/2013, que visa acabar com este tipo de revista. Documentos oficiais da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo mostram que apenas 0,03% dos visitantes carregavam itens considerados proibidos, ou seja, 2 visitantes de cada 10 mil.



Este tipo de revista é expressamente proibida em muitos países.



Durante o lançamento da campanha, foram expostos diversos quadros pintados pelo diretor de arte da JWT, João Unzer, que retratam a violência e o constrangimento sofrido pelas pessoas que visitam os presos na cadeia. Entre as obras, está uma peça que foi exposta durante palestra da Rede de Justiça Criminal, na ONU, em Genebra (Suíça).



Ficha Técnica:



Cliente: Rede de Justiça Criminal ­ ONG Conectas



Agência: JWT



Título: Fim da Revista Vexatória



CCO: Ricardo John



Head of Art: Fabio Simões



Diretor de Criação: Erick Rosa



Redatores: Bruno Pereira, Erick Rosa



Diretores de Arte: João Unzer e Robison Mattei



Assistente de Arte: Gabriel Morais



Atendimento: Luiza Neves



Gerente de Projetos: Kazuo Sugui



Mídia: João Dabbur, Luiz Zerbini, Siloê Neves e Wagner Sena



Planejamento: Fernand Alphen, Isabella Mulholland e Stella Pirani



RTV: Márcia Lacaze e Daniele Pizzo



Diretor Vídeos: João Unzer e Régis Fernandez



Diretor de Fotografia: Régis Fernandez



Montagem: Emerson Jardim e Pedro Mello



Produtora Áudio: Cabaret



Maestro: Guilherme Azem



Produtor: Lucas Comparato



Locutor: Marcos Miranda



Atendimento Produtora: Ingrid Lopes



Digital Producer: Suélen Mariano



Produtora Hotsite: Virtual Mind



Aprovação Cliente: Lúcia Nader e João Paulo Charleaux 


Rede de Justiça Criminal

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