arrow_backVoltar

Reputation Institute

As empresas com melhor reputação no mundo

09.04.14


A consultoria Reputation Institute divulga os resultados da pesquisa "Global RepTrak 100" , que avalia anualmente a reputação das maiores empresas globais em 15 diferentes países, a partir de entrevistas realizadas junto aos consumidores.



A edição deste ano ouviu 55 mil pessoas, entre janeiro e fevereiro de 2014. A pesquisa consolida os resultados em um ranking global de empresas com a mais alta reputação a partir do grau de estima, admiração, simpatia e confiança que despertam em seus consumidores. 



Lideram o ranking deste ano Google e The Walt Disney Company. Ambas aparecem dividindo o primeiro lugar, com 77,3 pontos, o que significa uma reputação forte. Porém, nenhuma das companhias avaliadas conquistou o patamar de excelência, acima dos 80 pontos.



As empresas Rolex e BMW figuram juntas no 3º lugar, seguidas da Sony, Canon, Apple, Daimler, Lego e das gigantes Microsoft e Samsung, na 10ª colocação.



“A novidade é a Samsung, que não apareceu na lista das 10 mais bem posicionadas em 2013 e nem em 2012. A Nestlé é a única ausência do ranking, em comparação com 2013. Ela ocupou o 9º lugar ano passado, mas ficou fora da lista este ano; o Google saiu da 4º posição para o topo e The Walt Disney subiu do 2º para o 1º lugar”, avalia Ana Luisa de Castro Almeida, diretora executiva do Reputation Institute no Brasil.



O estudo também permite recortes por região e dimensões avaliadas. Walt Disney é a empresa mais bem avaliada na dimensão “cidadania” (71,2), e o Google conquistou a melhor performance nas dimensões “liderança” (77,5), “desempenho financeiro” (79,6) e “ambiente de trabalho” (76,6). Na dimensão “inovação”, a Apple leva o primeiro lugar (80,7). A empresa Rolex é a mais bem avaliada no quesito “produtos e serviços” (81,7); enquanto a BMW figura como a melhor em “governança” (72,2). 



Na Austrália, Walt Disney e Google têm a mais alta reputação nos 15 países consultados, com reputação considerada excelente, acima dos 80 pontos. Aos olhos dos brasileiros, as empresas têm reputação forte, de 75,4 e 77 pontos, respectivamente. Na França, está o menor índice de reputação para a empresa Walt Disney (70,2), enquanto na Coreia do Sul o Google tem 68,2 pontos.



Foram pesquisados consumidores do Brasil, México, Canadá, EUA, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, França, Rússia, Índia, China, Coreia do Sul, Japão e Austrália.  


Reputation Institute

/