arrow_backVoltar

Ric Brasil

Ogilvy cria personagem via IA, que personifica corrupção

12.03.18

O Brasil perde em torno de R$ 200 bilhões por ano em esquemas de corrupção, segundo estimativas publicadas na imprensa. Caso essa fortuna estivesse nas mãos de uma única pessoa, ela ocuparia a quinta colocação na Lista dos Bilionários da revista Forbes de 2017, à frente de nomes como Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook.

Ogilvy Brasil, a Forbes e a empresa de tecnologia Nexo tiveram, então, a ideia de criar um personagem que personificasse a corrupção. Usando uma ferramenta de inteligência artificial, foi desenvolvido o Sr. Ric Brasil (Rica Corrupção do Brasil). Ele ganhou não somente uma forma física, mas também características de personalidade: foram elaborados seus hábitos de consumo, segmentos da economia em que atua, o que ele pensa e quais suas opiniões sobre operações que investigam corruptos no país, entre outros aspectos.

A campanha "Ric Brasil" (assista ao vídeo que apresenta a iniciativa, abaixo) está em andamento. Segundo a Ogilvy, o personagem já está pronto para conceder entrevistas.

O projeto, que contou com curadoria da jornalista Regiane de Oliveira (autora do livro "O príncipe: Uma biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht"), teve início há mais de oito meses, com pesquisa baseada em depoimentos dos principais condenados nas operações Mensalão e Lava Jato.

"A Forbes quer se posicionar contra a corrupção, então além de chamar a atenção dos brasileiros para o tamanho do problema em nosso país, pensamos nessa campanha como uma forma de valorizar o empresário sério, aquele que cumpre com os seus deveres, que paga impostos e não precisa usufruir de dinheiro público para construir fortunas", defende Antonio Camarotti, CEO da revista Forbes Brasil.

Desde o ano passado, bilionários brasileiros da lista, que se encontravam sob algum tipo de investigação ligada à corrupção, receberam uma anotação, indicando sob qual investigação estavam sujeitos.

A próxima edição da revista Forbes Brasil com a Lista dos Bilionários, que chega às bancas no dia 16 de abril, trará uma ação, também criada pela Ogilvy, para divulgar a campanha.

"A principal ideia da campanha Ric Brasil é destacar o tamanho da corrupção no país. A lista da Forbes é a principal ferramenta para entendermos a riqueza de cada bilionário. Portanto, mostrar que a corrupção no Brasil pode gerar uma fortuna desse tamanho é o melhor jeito de a revista usar informação para combater o problema", defende Claudio Lima, vp nacional de criação da Ogilvy Brasil.

Ficha Técnica:

Agência: Ogilvy Brasil

Título: Ric Brasil

Produto: Institucional

Cliente: Forbes

VP Nacional de Criação: Claudio Lima

Diretor de Criação Executivo: Félix del Valle

Diretores de Criação: Eduardo Doss, Guiga Giacomo

Diretor de Arte: Paulo Engler

Redatora: Mariana Albuquerque

Planejamento: Daniel De Tomazo

Diretor de Operações: Daniel Martins

Diretora de Projetos: Priscilla Saikai

Gerente de Projetos: Beto Campos

UXD: Flávia Goulart, Caroline Salles, Alexander Schevtschenko

RTVC: Patricia Silveira

Mídia: Paulo Ferreira

Montagem: Deydson Rocha

Motion Design: Thiago Bancaro, Marina Carrijo

Atendimento: Juliana Fernandes

Consultoria: Regiane de Oliveira

Aprovação Cliente: Antonio Camarotti

**

Produtora de imagem: Trator Filmes

Diretor: Vinicius Colé

Diretora Executiva: Gabriela Lemos e Armando Ruivo

Direção de Fotografia: Vinicius Colé

Produtor: Eduardo Saraiva

Produtora de Som: Evil Twin

Atendimento: Juiana Tangary e Carol Couto

Diretor Musical: Andre Faria e Murilo Faria

Produção Trilha: Andre Faria, Murilo Faria e Yuri Chix

Criação Trilha: Yuri Chix

**

Tecnologia: Nexo

Equipe: Luiz Carvalho, Diego Figueredo, Ariane Camilla, Juliana Marques

**

Pós Produção: Stratostorm

Produtora Executiva: Helena Hilario

Supervisor de Pós: Mario Pece

Artista 3D: Alan Prado

Motion Designer: Kaio Cruz

Compositor: Igor Sacilotto

Imagem: Estúdio Notan

CGI Especialista: Marcos Sampaio

Ric Brasil

/