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Ogilvy cria personagem via IA, que personifica corrupção
O Brasil perde em torno de R$ 200 bilhões por ano em esquemas de corrupção, segundo estimativas publicadas na imprensa. Caso essa fortuna estivesse nas mãos de uma única pessoa, ela ocuparia a quinta colocação na Lista dos Bilionários da revista Forbes de 2017, à frente de nomes como Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook.
A Ogilvy Brasil, a Forbes e a empresa de tecnologia Nexo tiveram, então, a ideia de criar um personagem que personificasse a corrupção. Usando uma ferramenta de inteligência artificial, foi desenvolvido o Sr. Ric Brasil (Rica Corrupção do Brasil). Ele ganhou não somente uma forma física, mas também características de personalidade: foram elaborados seus hábitos de consumo, segmentos da economia em que atua, o que ele pensa e quais suas opiniões sobre operações que investigam corruptos no país, entre outros aspectos.
A campanha "Ric Brasil" (assista ao vídeo que apresenta a iniciativa, abaixo) está em andamento. Segundo a Ogilvy, o personagem já está pronto para conceder entrevistas.
O projeto, que contou com curadoria da jornalista Regiane de Oliveira (autora do livro "O príncipe: Uma biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht"), teve início há mais de oito meses, com pesquisa baseada em depoimentos dos principais condenados nas operações Mensalão e Lava Jato.
"A Forbes quer se posicionar contra a corrupção, então além de chamar a atenção dos brasileiros para o tamanho do problema em nosso país, pensamos nessa campanha como uma forma de valorizar o empresário sério, aquele que cumpre com os seus deveres, que paga impostos e não precisa usufruir de dinheiro público para construir fortunas", defende Antonio Camarotti, CEO da revista Forbes Brasil.
Desde o ano passado, bilionários brasileiros da lista, que se encontravam sob algum tipo de investigação ligada à corrupção, receberam uma anotação, indicando sob qual investigação estavam sujeitos.
A próxima edição da revista Forbes Brasil com a Lista dos Bilionários, que chega às bancas no dia 16 de abril, trará uma ação, também criada pela Ogilvy, para divulgar a campanha.
"A principal ideia da campanha Ric Brasil é destacar o tamanho da corrupção no país. A lista da Forbes é a principal ferramenta para entendermos a riqueza de cada bilionário. Portanto, mostrar que a corrupção no Brasil pode gerar uma fortuna desse tamanho é o melhor jeito de a revista usar informação para combater o problema", defende Claudio Lima, vp nacional de criação da Ogilvy Brasil.
Ficha Técnica:
Agência: Ogilvy Brasil
Título: Ric Brasil
Produto: Institucional
Cliente: Forbes
VP Nacional de Criação: Claudio Lima
Diretor de Criação Executivo: Félix del Valle
Diretores de Criação: Eduardo Doss, Guiga Giacomo
Diretor de Arte: Paulo Engler
Redatora: Mariana Albuquerque
Planejamento: Daniel De Tomazo
Diretor de Operações: Daniel Martins
Diretora de Projetos: Priscilla Saikai
Gerente de Projetos: Beto Campos
UXD: Flávia Goulart, Caroline Salles, Alexander Schevtschenko
RTVC: Patricia Silveira
Mídia: Paulo Ferreira
Montagem: Deydson Rocha
Motion Design: Thiago Bancaro, Marina Carrijo
Atendimento: Juliana Fernandes
Consultoria: Regiane de Oliveira
Aprovação Cliente: Antonio Camarotti
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Produtora de imagem: Trator Filmes
Diretor: Vinicius Colé
Diretora Executiva: Gabriela Lemos e Armando Ruivo
Direção de Fotografia: Vinicius Colé
Produtor: Eduardo Saraiva
Produtora de Som: Evil Twin
Atendimento: Juiana Tangary e Carol Couto
Diretor Musical: Andre Faria e Murilo Faria
Produção Trilha: Andre Faria, Murilo Faria e Yuri Chix
Criação Trilha: Yuri Chix
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Tecnologia: Nexo
Equipe: Luiz Carvalho, Diego Figueredo, Ariane Camilla, Juliana Marques
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Pós Produção: Stratostorm
Produtora Executiva: Helena Hilario
Supervisor de Pós: Mario Pece
Artista 3D: Alan Prado
Motion Designer: Kaio Cruz
Compositor: Igor Sacilotto
Imagem: Estúdio Notan
CGI Especialista: Marcos Sampaio