arrow_backVoltar

De olho em 2018

YouTube revela personalidades mais influentes

15.09.17

Whindersson Nunes é rei. E tanto é que Fábio Porchat, um dos criadores do Porta dos Fundos, curvou-se a ele, em tom de piada, diante de um seleto público convidado pelo YouTube na noite da quarta-feira, 13. A plateia, composta por cerca de 850 pessoas, entre profissionais de agências e de anunciantes e mais 100 criadores, foi impactada pela apresentação de algumas das personalidades mais influentes do Brasil em um evento feito para celebrar o poder do vídeo junto a representantes das principais marcas do país, o YouTube Brandcast.

Não é à toa que Whindersson, um jovem humorista do Piauí, é o número 1 desse ranking, como mostra a pesquisa “Os Influenciadores de 2017”, do Google, revelada nesta semana. Ele é o dono do canal com mais inscritos no Brasil: são 23 milhões de pessoas acompanhando seus vídeos. Pela primeira vez, um youtuber assume o primeiro lugar (no ano passado, o influenciador que ocupou o topo da lista foi Luciano Huck; Whindersson foi o segundo). A pesquisa aponta ainda que há mais quatro estrelas do YouTube no top 10 (a lista pode ser conferida mais abaixo). No ano passado, Whindersson havia conquistado também o posto de campeão de popularidade na plataforma de vídeos, superando o Porta dos Fundos, com 12,6 milhões de seguidores na época (relembre aqui).

O evento - um projeto que contou com Daniela Thomas e R/GA para ser realizado - serviu também para que o YouTube avisasse ao mercado que está pronto para 2018, ano de Copa.

O YouTube não celebra apenas a força dos criadores de conteúdo em sua plataforma. O estudo Video Viewers, que analisa o consumo de vídeo pelos brasileiros e chega a sua quarta edição, indica que a média semanal de horas assistidas de vídeos online subiu de 8,1 em 2014 para 15,4 neste ano. É um crescimento de 90,1%.

O conteúdo consumido na TV teve uma ligeira alta: de 21,9 para 22,6 horas semanais. Uma variação de 3,1%. O comparativo com a TV paga, porém, é que ressalta o potencial do vídeo online. O YouTube observa que dentre aqueles que não têm TV paga (40% dos brasileiros – cálculo com base em dados da ABTA), 74% não têm a intenção de fazer uma assinatura. Esse índice era 65% há dois anos. Entre os que já têm TV paga, essa intenção foi diminuindo de 35% em 2015 para 26% neste ano. Veja alguns dos gráficos da pesquisa mais abaixo.

Outros destaques do estudo:

- 87% dos brasileiros estão conectados enquanto a TV está ligada;

- o substituto da TV aberta é o YouTube, na opinião de 63% da população conectada;

- para assistir a vídeos online, 84% usam smartphone e 57% preferem esse tipo de aparelho;

- o YouTube é líder em preferência para consumir vídeos de seu interesse. 42% consideram a plataforma do Google como a ideal para isso. Em segundo lugar está o WhatsApp (20%). Depois, Netflix (15%), Facebook (8%), TV paga (7%), TV aberta (6%) e Instagram (1%).

Dentro de mais alguns dias, o YouTube apresentará ao mercado novidades para 2018. Uma das novidades é o formato de 15 segundos não pulável, que até já existia, mas que será exclusivo do Google Preferred, uma seleção dos top channels do YouTube, que compreende mais de mil canais. O Bumper Ad, formato de 6 segundos com um viés mobile first, passará por uma atualização. As novidades começam a valer em janeiro.

Confira quem são as personalidades mais influentes segundo a pesquisa “Influenciadores de 2017 – Quem brilha na tela dos brasileiros”, do Google, feita pelo Instituto Provokers


  1. Whindersson Nunes

  2. Rodrigo Faro

  3. Lázaro Ramos

  4. Taís Araújo

  5. Flávia Calina

  6. Juliana Paes

  7. Paolla Oliveira

  8. Julio Cocielo

  9. Felipe Castanhari

  10. Felipe Neto

De olho em 2018

/