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YouTube revela personalidades mais influentes
Whindersson Nunes é rei. E tanto é que Fábio Porchat, um dos criadores do Porta dos Fundos, curvou-se a ele, em tom de piada, diante de um seleto público convidado pelo YouTube na noite da quarta-feira, 13. A plateia, composta por cerca de 850 pessoas, entre profissionais de agências e de anunciantes e mais 100 criadores, foi impactada pela apresentação de algumas das personalidades mais influentes do Brasil em um evento feito para celebrar o poder do vídeo junto a representantes das principais marcas do país, o YouTube Brandcast.
Não é à toa que Whindersson, um jovem humorista do Piauí, é o número 1 desse ranking, como mostra a pesquisa “Os Influenciadores de 2017”, do Google, revelada nesta semana. Ele é o dono do canal com mais inscritos no Brasil: são 23 milhões de pessoas acompanhando seus vídeos. Pela primeira vez, um youtuber assume o primeiro lugar (no ano passado, o influenciador que ocupou o topo da lista foi Luciano Huck; Whindersson foi o segundo). A pesquisa aponta ainda que há mais quatro estrelas do YouTube no top 10 (a lista pode ser conferida mais abaixo). No ano passado, Whindersson havia conquistado também o posto de campeão de popularidade na plataforma de vídeos, superando o Porta dos Fundos, com 12,6 milhões de seguidores na época (relembre aqui).
O evento - um projeto que contou com Daniela Thomas e R/GA para ser realizado - serviu também para que o YouTube avisasse ao mercado que está pronto para 2018, ano de Copa.
O YouTube não celebra apenas a força dos criadores de conteúdo em sua plataforma. O estudo Video Viewers, que analisa o consumo de vídeo pelos brasileiros e chega a sua quarta edição, indica que a média semanal de horas assistidas de vídeos online subiu de 8,1 em 2014 para 15,4 neste ano. É um crescimento de 90,1%.
O conteúdo consumido na TV teve uma ligeira alta: de 21,9 para 22,6 horas semanais. Uma variação de 3,1%. O comparativo com a TV paga, porém, é que ressalta o potencial do vídeo online. O YouTube observa que dentre aqueles que não têm TV paga (40% dos brasileiros – cálculo com base em dados da ABTA), 74% não têm a intenção de fazer uma assinatura. Esse índice era 65% há dois anos. Entre os que já têm TV paga, essa intenção foi diminuindo de 35% em 2015 para 26% neste ano. Veja alguns dos gráficos da pesquisa mais abaixo.
Outros destaques do estudo:
- 87% dos brasileiros estão conectados enquanto a TV está ligada;
- o substituto da TV aberta é o YouTube, na opinião de 63% da população conectada;
- para assistir a vídeos online, 84% usam smartphone e 57% preferem esse tipo de aparelho;
- o YouTube é líder em preferência para consumir vídeos de seu interesse. 42% consideram a plataforma do Google como a ideal para isso. Em segundo lugar está o WhatsApp (20%). Depois, Netflix (15%), Facebook (8%), TV paga (7%), TV aberta (6%) e Instagram (1%).
Dentro de mais alguns dias, o YouTube apresentará ao mercado novidades para 2018. Uma das novidades é o formato de 15 segundos não pulável, que até já existia, mas que será exclusivo do Google Preferred, uma seleção dos top channels do YouTube, que compreende mais de mil canais. O Bumper Ad, formato de 6 segundos com um viés mobile first, passará por uma atualização. As novidades começam a valer em janeiro.
Confira quem são as personalidades mais influentes segundo a pesquisa “Influenciadores de 2017 – Quem brilha na tela dos brasileiros”, do Google, feita pelo Instituto Provokers