arrow_backVoltar

Grandes Deuses no RJ

Internautas reclamam de clichês em clipe para Olimpíada

17.08.12


A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou esta semana o videoclipe “Os Grandes Deuses do Olimpo visitam o Rio de Janeiro”, com música para a Olimpíada Rio 2016, criada por Arlindo Cruz, Rogê e Arlindo Neto.



Para representar o deuses da mitologia grega, o vídeo - dirigido por Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes - conta com a participação de nomes como Fernanda Montenegro (Hera), Rodrigo Santoro (Apolo), Martinho da Vila (Zeus), Carolina Dieckman (Afrodite), Helio de la Peña (Poseidon) e Regina Casé (Artemis).



Assim que pipocou nas redes sociais, o videoclipe começou a gerar polêmica. Muitos internautas consideraram que o trabalho reforçaria "clichês", mostrando o Rio de Janeiro como sinônimo de Carnaval, samba, oba-oba, futebol e até mesmo de "bebedeira"



Uma das cenas mais controversas e que mais tem gerado a indignação de parte do público mostra um homem, interpretado pelo artista plástico Ernesto Neto, com um copo de cerveja na mão, cambaleante, como um bêbado. Ele faz o papel do deus do vinho, Dionísio.



Os internautas que não gostaram da cena argumentam que ela pode prejudicar a imagem do Brasil no exterior, além de apontarem para o fato de que uma bebida alcoolica não deveria aparecer em vídeo relacionado a um evento esportivo.



Outra reclamação constante nas redes sociais é que o clipe não traz cenas que mostrem jogos ou esportes. O vídeo também não agradou torcedores do Botafogo e do Fluminense, uma vez que somente representantes do Flamengo e do Vasco participaram da produção. E como o vídeo só mostra Portela e Vila Isabel, alguns envolvidos com outras escolas de samba não gostaram do resultado final.



Apesar da polêmica, uma das ideias do clipe é exaltar o "potencial turístico" do Rio de Janeiro, aproveitando sua maior projeção mundial, com a Olimpíada. Arlindo Cruz conta que quando ele e os parceiros começaram a compor a canção pensaram em uma visita imaginária dos deuses gregos ao "Olimpo carioca", já que, segundo ele, “o Rio tem uma vocação turística enorme, é um lugar que todos querem visitar.”



Além de Cruz, Zeca Pagodinho, Mart’nália, Thalma de Freitas, Diogo Nogueira, Mr. Catra e Ed Motta são solistas. Mais de cem outros artistas compuseram o coro.




Grandes Deuses no RJ

/