Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Google lidera e Coca-Cola cai
A marca Google é a mais valiosa do mundo em 2011, ao atingir o valor de US$ 44,3 bilhões, segundo ranking publicado nesta segunda-feira (21) pela empresa de consultoria Brand Finance.
Em segundo lugar aparece a Microsoft, avaliada em US$ 42,8 bilhões, informa a Folha.Com.
A Coca-Cola deixa de estar entre os 10 primeiros postos pela primeira vez e fica apenas no 16º lugar, ao ser avaliada em US$ 25,8 bilhões.
Nove dos 10 primeiros postos são ocupados por companhias norte-americanas, entre elas Walmart, Bank of America e Apple.
A única empresa de outra nacionalidade a ficar entre o Top10 é a britânica Vodafone, que ocupa o 5º lugar com valor estimado de US$ 30,6 bilhões.
No 15º lugar está o banco espanhol Santander, marca avaliada em US$ 26,1 bilhões, seguido de Coca-Cola --que no ano passado estava em 3º lugar-- e McDonald's.
A Brand Finance destaca que cinco das 10 marcas mais valorizadas estão relacionadas com tecnologia, e assinala que Google - que em 2010 ocupou o 2º lugar do ranking - atuou estrategicamente ao ter lançado iniciativas que, embora pareçam relativamente pouco comerciais, beneficiaram sua marca, como os serviços de apoio aos resgates após os terremotos do Japão e Nova Zelândia e o desenvolvimento de um ramo sem fins lucrativos.
A marca Nokia sofreu a queda mais significativa ao passar do posto 21º ao 94º, com avaliação estimada em US$ 9,9 bilhões, devido à dificuldade para se posicionar no mercado dos smartphones.
Veja quais são as marcas mais valiosas entre as instituições financeiras no mundo, segundo a Brand Finance, aqui.