arrow_backVoltar

Festival do CCSP 2014

Paulo Barros estará conosco. Saiba mais sobre ele

11.09.14


Vai dar samba. Campeão do Carnaval do Rio de Janeiro em 2014, o carnavalesco Paulo Barros, que deixou a escola Unidos da Tijuca rumo à Mocidade Independente de Padre Miguel, em março deste ano, estará no Festival do CCSP, quando será entrevistado por ninguém menos do que Washington Olivetto, chairman da WMcCann.



O carnavalesco estreou no Grupo Especial com a Unidos da Tijuca, em 2004, com uma “alegoria viva”, que integrava o famoso “carro DNA”: “O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível" foi o enredo escolhido pela escola naquele ano, abordando a evolução e as descobertas da ciência. Para representar a codificação do Genoma, ele criou um carro alegórico basicamente composto por pessoas, que simulavam os genes.



Barros ficou até 2006 na Tijuca, depois passou dois anos na Unidos do Viradouro e um na Unidos de Vila Isabel. Quando voltou à Tijuca, em 2010, conquistou seu primeiro título no Grupo Especial do Rio de Janeiro, com desfile inspirado em ideia enviada a ele, via rede social, por um adolescente de 15 anos. O grande destaque daquele ano foi a comissão de frente, que usou truques de mágica.



Foi novamente campeão pela escola em 2012, quando homenageou o centenário de Luiz Gonzaga, o rei do baião. Desde a sua estreia no Grupo Especial, Paulo Barros só não voltou ao Desfile das Campeãs em 2008.



Nascido em maio de 1962, ele foi comissário de bordo durante 12 anos e, por influência de amigos e principalmente de um tio, Edson Braga, começou a frequentar a quadra da Beija-Flor de Nilópolis e a participar do Carnaval como folião. Iniciou carreira na Agremiação Recreativística Vizinha Faladeira, em 1995, onde ficou por dois anos, e em seguida foi para o Grêmio Recreativo Escola de Samba Arranco, por seis anos. Em 2003, trocou a escola pelo Paraíso do Tuiuti. No ano seguinte, estreou na Unidos da Tijuca.Também teve uma pequena participação na Estácio de Sá, em 2006, onde junto com outros carnavalescos ganhou seu primeiro título, com o reedição do enredo “Quem é você?”, pelo Grupo de Acesso A.



Depois, passou três anos na Viradouro. Causou polêmica em 2008, com o "Carro do Holocausto", representado por várias esculturas de cadáveres nus empilhados e que teria uma pessoa vestida de Hitler sobre os corpos. Na época, Barros defendeu o trabalho, dizendo que no Brasil não existe censura e que alegoria fazia parte do enredo "É de Arrepiar". Segundo ele, o Holocausto representaria "o arrepio que a gente não quer mais sentir".



Em 2014, foi tricampeão com a Tijuca, em enredo homenageando Ayrton Senna e a velocidade. Para tanto, utilizou o velocista Usain Bolt, além de personagens dos desenhos "Corrida Maluca" e "Ligeirinho", entre outros.



Em 2015, o Carnaval da Mocidade terá como tema: “Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria se só te restasse um dia”.



Além de Paulo Barros, muitos outros palestrantes estarão conosco no Festival do CCSP, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro, na Cinemateca Brasileira, reunindo palestras, debates, workshops, revisão de portfólios, exibição de longas e muito mais. Confira boa parte da lista de debatedores e palestrantes aqui.



A venda de ingressos para a edição de 2014 do evento já começou: visite lojinha do Clubeonline e garanta o seu. O valor é o mesmo do ano passado: R$ 390, para os três dias do Festival. Estudantes pagam meia.



E atenção: sócios do Clube de Criação de São Paulo, em dia com a anuidade, têm entrada gratuita garantida, basta se identificar durante o processo de credenciamento. Aqueles que não estão em dia, devem fazer o acerto antes do Festival, na sede do CCSP, ou poderão pagar no próprio evento. Dessa forma, terão a entrada liberada.



Se você não é sócio, entre em contato com o CCSP e agilize sua associação. Você terá diversos benefícios, além do acesso gratuito ao Festival. Ligue para 55 11 3030-9322 ou mande email para ccsp@ccsp.com.br e obtenha mais informações.



Aproveite e confira este breve vídeo para conhecer ou rever bons momentos da edição anterior do Festival do CCSP.



Clique aqui para acessar o hotsite do Festival do CCSP 2014.



Serviço:



Festival do Clube de Criação de São Paulo

Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)

Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo

Dúvidas: 55 11 3030-9322

ccsp@ccsp.com.br

Hotsite: www.festivaldoccsp.com.br


Festival do CCSP 2014

/