Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
A estratégia da Samsung por trás da 'selfie'
Não foi por acaso que a apresentadora do Oscar este ano, Ellen DeGeneres, usou um Samsung Galaxy Note durante o evento para clicar famosos e postar nas redes sociais.
A Samsung Electronics investiu cerca de US$ 20 milhões em pacote de patrocínio, que incluía comerciais para serem exibidos durante os intervalos da cerimônia de premiação, transmitida na noite do último domingo (02).
Durante a transmissão do Oscar, Ellen usou um smartphone Samsung branco e inclusive entregou um Galaxy Note 3 para o ator Bradley Cooper, para que ele pudesse tirar uma foto "selfie" dele e de outros artistas, como Brad Pitt, Meryl Streep, Kevin Spacey e Jennifer Lawrence, em torno da apresentadora. A imagem fez sucesso nas redes sociais - já foi replicada mais de 3 milhões de vezes, um marco no Twitter.
A ação pareceu espontânea, mas não foi totalmente não planejada. Como parte de seu contrato de patrocínio ao Oscar na ABC (rede de TV que exibiu a cerimônia), a Samsung e sua empresa de mídia Starcom MediaVest negociaram para que seus smartphones Galaxy estivessem integrados ao show, de acordo com duas fontes do Wall Street Journal familiarizadas com o assunto.
A ideia de tirar fotos de si mesma com os atores ocorreu a Ellen na semana passada, e o canal sugeriu a ela que usasse o aparelho do patrocinador. Dois executivos da Samsung foram aos ensaios especialmente para ensiná-la a operar o smartphone. Isso estaria no pacote de patrocínio pago pela empresa.
Os atores envolvidos na foto devem estar pensando: "Emprestamos nossa imagem para a marca sem cobrar um centavo". Pagar cachê para um time como esse estouraria qualquer orçamento.
Maldosos de plantão informam que, nos bastidores, Ellen usava um iPhone. O que, aliás, tem dado oportunidade a comentários mais maldosos ainda, como: "Para usar um Samsung, só pagando".
Leia anterior sobre o assunto aqui.
Leia matéria do Wall Street Journal na íntegra aqui.