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Confira ranking da BrandAnalytics
A cerveja mexicana Corona lidera o ranking das marcas latinoamericanas mais valiosas, divulgado pela BrandAnalytics, empresa da Millward Brown Optimor. O ranking é publicado pelo grupo WPP.
Corona aumentou seu valor de marca em 29% e passou a ser avaliada em US$ 6,6 bilhões no último ano. A brasileira Petrobras, que liderava o ranking em 2012 (US$ 10,6 bilhões), caiu para o quarto lugar, com valor de US$ 5,8 bilhões.
De acordo com o estudo, a redução de 45% no valor da marca da companhia brasileira se deve à desvalorização das suas ações no mercado de capitais.
O "BrandZTM Top 50 Marcas Latinoamericanas mais valiosas" analisou marcas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México. O valor total das marcas no Top 50 em 2013 chega a US$ 135,3 bilhões, similar ao valor de 2012 que era de US$135,7 bilhões.
A categoria de "consumo de massa" (cervejas, pães, cosméticos e alimentos) cresceu 73%, devido a habilidade das marcas de sustentarem seu valor, mesmo em épocas de crise financeira. A maior contribuição para este crescimento vem do segmento de cerveja, que teve seu valor aumentado em 96%.
As marcas de cerveja dominam o top das 10 maiores e a lista das 10 que mais cresceram. Modelo (México) e Brahma (Brasil) atingiram maior crescimento - de 85% e 61%, respectivamente - enquanto Skol, a marca mais valiosa do Brasil, teve um incremento de 39% no valor da marca.
Águila (Colômbia) entrou pela primeira vez no ranking, como a número 10. O segmento foi beneficiado pelo nível de emprego, que trouxe crescimento no consumo pessoal.
A categoria com maior queda em valor de marca no geral foi o de serviços (telecomunicações e empresas aéreas) com 31%. Telcel (México) foi uma das marcas que mais contribuiu para esta queda, caindo 22% em valor.
O México ultrapassou o Brasil e passou a ter a maior participação no valor total das marcas Top 50. As marcas mexicanas contribuíram com cerca de um terço (32%) do valor total.
O Brasil, que tinha a maior participação em valor, no ano passado, caiu para a segunda posição, com redução de 34% para 28%. Fatores, incluindo a desvalorização da Petrobras no mercado de capitais e a queda no valor da marca Bradesco (-18%) e Itaú (-39%), depois da redução de taxas de juros no país, impactaram os resultados financeiros.
O Peru foi incluído no Top 50 pela primeira vez em 2013, com contribuição em valor de 3%, devido ao crescimento do país na região: seu crescimento de 6,3% no PIB em 2012 foi o maior da América Latina.
Argentina tem apenas uma marca no Top 50.
Top 10 Marcas Latinoamericanas Mais Valiosas - 2013:
Posição 2013 Categoria / Marca / Valor Marca 2013 ($M) / Mudança Valor Marca / Mudança Posição / País
1 Cerveja / Corona / 6,620 / 29% / 6 / México
2 Telecomunicações / Telcel / 6,577 / -22% / 0 / México
3 Cerveja / Skol / 6,520 / 39% / 5 / Brasil
4 Energia / Petrobras / 5,762 / -45% / -3 / Brasil
5 Varejo / Falabella / 5,611 / 7% / 1 / Chile
6 Instituições Financeiras / Bradesco / 5,492 / -18% / -3 / Brasil
7 Energia / Ecopetrol / 5,137 / 21% / 4 / Colômbia
8 Telecomunicações / Claro / 4,454 / 3% / 2 / Latam
9 Instituições Financeiras / Itaú / 4,006 / -39% / -5 / Brasil
10 Cerveja / Aguila / 3,903 / N/A / Novo / Colômbia
Aqui você confere ranking completo.