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Facebook ultrapassa Apple e Google em ranking
O Facebook lidera ranking das 'marcas mais valiosas' (clique na imagem ao lado para conferir), segundo estudo da empresa de pesquisa General Sentiment, referente ao terceiro trimestre de 2012.
Baseado no critério de que toda notícia é notícia boa, a companhia avaliou as menções às empresas em veículos de comunicação e em redes sociais. O valor total do impacto do Facebook na mídia foi de US$ 751 milhões. Mais da metade desse montante (US$ 433 milhões) correspondem apenas às citações à rede social no Twitter.
Esta é a primeira vez que a General Sentiment inclui o Facebook no levantamento sobre valor de marcas. Cinco meses depois da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), o serviço de rede social ainda está fresco na mente de muitas pessoas, segundo a empresa de pesquisa. Isso não significa, no entanto, que a lembrança seja das melhores. O estudo calcula o alcance da exposição da marca, incluindo comentários bons e ruins.
O estudo mostra também que a Apple passou o Google no quesito valor de marca. O que colaborou para isso foi o lançamento do iPhone 5, em 12 de setembro, e a enxurrada de críticas em relação ao aplicativo de mapas que a companhia lançou junto com a nova versão de seu sistema operacional móvel, chamado iOS 6.
O Google, que caiu da primeira para a terceira posição na comparação do estudo de agora com o anterior, foi mencionado principalmente nas notícias do aplicativo de mapas da Apple (o Apple Maps substitui o Google Maps). A empresa teve destaque na mídia também em razão das máximas recordes alcançadas por suas ações em bolsa de valores.
A MTV, no quarto lugar, foi favorecida pelos comentários sobre o Video Music Awards. Na quinta colocação, aparece a Amazon.com.
Confira o ranking da Interbrand com as marcas + valiosas do mundo em nota anterior, aqui.
Leia a matéria do Radar Tecnológico do Estadão, na íntegra, aqui.