Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Publicis Worldwide anuncia chairman e deve iniciar mudanças
Arthur Sadoun, CEO da Publicis Worldwide e membro do Comitê Executivo do Publicis Groupe, está no Brasil e acaba de anunciar que Roberto Lima, ex-presidente da Vivo, foi contratado como chairman, para cuidar da operação da rede no país. Ele deve assumir o cargo em janeiro de 2014.
Lima, que deixou a Vivo em 2011, será o principal executivo da Publicis Worldwide no Brasil, responsável pela gestão integrada de todas as agências brasileiras que fazem parte da rede no país.
O nome do executivo já vinha sendo ventilado desde junho pelo mercado. A função de reorganizar, cuidar dos processos de operação da rede, será dele.
O Grupo Publicis adquiriu recentemente (últimos três anos) participação majoritária nas agências brasileiras Espalhe, NeogamaBBH, DPZ, Taterka, AG2, Talent e QG.
O Grupo possui ainda as agências Publicis Brasil, Salles Chemistri, Publicis Red Lion, Publicis Modem, Publicis Dialog, Digitas e Razorfish, comandadas por Orlando Marques.
Lima cuidará da rede. Uma coisa é o Publicis Groupe e outra a rede Publicis Worldwide. O Grupo abrange todas as operações do Publicis, incluindo F/Nazca S&S, Leo Burnett Tailor Made, Espalhe, Taterka, DPZ e NeogamaBBH. A rede reúne Publicis Brasil, Salles Chemistri, Publicis Red Lion, Publicis Modem, Publicis Dialog, Digitas, Razorfish,Talent, AG2 e QG.
Uma das possíveis fusões esperadas para o futuro, dentro do Grupo, visando uma reacomodação e soma de potenciais, refere-se àTaterka e DPZ. A Taterka, sediada em São Paulo, atende clientes como McDonalds (há mais de 15 anos), Natura, Bosch, LAN, Polenghi, Saraiva e Porto Seguro. DPZ tem na carteira clientes do porte de Vivo, Itaú, Sadia, Giraffas, Bom Bril, Duratex, BMW, Azul e Coca-Cola.
A DPZ, adquirida pelo Publicis em 2011, tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Buenos Aires e Montevideo. Em 2011, o diretor-geral da DPZ, Flávio Conti, há 41 anos na empresa, conduziu as negociações da aquisição da agência pelo Publicis, pelo lado da DPZ. Quem comandou as negociações em nome do Publicis foi Stéphane Estryn, diretor global para fusões e aquisições do Grupo. Os sócios Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza foram mantidos à frente do negócio. Petit faleceu há menos de três meses, causando forte comoção ao mercado (saiba mais aqui).
A Taterka, comandada por Dorian Taterka, sempre optou por um modelo 'low profile', e tem como lema "O cliente deve aparecer mais do que a agência. Isso não é apenas uma crença. É o nosso negócio". A agência se define, até aqui, como "a come-quieta".
No ranking divulgado pelo Ibope Media, em julho último, referente ao primeiro semestre de 2013, a Taterka aparece na 22ª posição, tendo movimentado 483.401.050 milhões de reais, e a DPZ, na 29ª, tendo movimentado 416.190.790 milhões de reais (aqui).
No que diz respeito aos processos de sucessão, o foco do Grupo está na Talent e na DPZ: Júlio Ribeiro, sócio e fundador da primeira, deve deixar a agência no final de 2013. Na DPZ, Roberto Duailibi e José Zaragoza também devem deixar seus cargos no final do ano.
A aprovação no Brasil, pelo Cade, da fusão dos Grupos Publicis e Omnicon também acaba de ser divulgada (leia mais aqui).