Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Aumento de 16% nos investimentos, diz pesquisa
As empresas estão investindo, em média, 16% mais recursos em marketing promocional, segundo apurado pela pesquisa AMPRO-Ibope 2011, com informações sobre a movimentação do setor promocional brasileiro.
O levantamento consultou profissionais de 85 empresas que contratam serviços de marketing promocional, em quatro regiões brasileiras sudeste, sul, nordeste e centro-oeste -, durante o período entre os dias 04 de abril e 03 de junho deste ano.
O estudo revelou ainda crescimento no planejamento das ações promocionais - 82% responderam que há um planejamento prévio para ações de marketing promocional, dado 9% maior que o observado em 2009.
A satisfação também aumentou 61% dos executivos demonstraram que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com as agências de promoção com as quais costumam trabalhar.
A ações promocionais ganharam mais credibilidade quando comparadas à publicidade, segundo o estudo. Para 41% dos entrevistados, as campanhas promocionais tem sido mais criativas que as de propaganda, um crescimento de 9% com relação às respostas da última pesquisa.
Para 53% das companhias, a divisão de verba também está pesando mais para o lado da promoção, com crescimento de 7% em comparação aos resultados para a mesma questão observados em 2009.
O estudo aponta que 83% das empresas pretendem destinar mais recursos para a sustentabilidade em todas ou algumas ações promocionais nos próximos meses.
As mídias sociais também estão em alta, na visão das companhias entrevistadas. 73% das empresas já investem em divulgação em redes sociais e 82% dessas pretendem aumentar em média 42% o investimento.
Foi observado ainda que, dos 27% que não investem nesse tipo de divulgação, 57% pretendem investir em canais como o Orkut, Facebook, Twitter, entre outros.
Das várias ações de marketing promocional listadas na pesquisa, as respostas mostraram um crescimento de 48% da preferência para as ações que envolvem marketing digital nos próximos anos. Foram 78% contra 30% em 2009.
Na sequência, predominam as ações no ponto de venda, com preferência de 59% das empresas (crescimento de 3% em relação à última edição da pesquisa); atividades de marketing de incentivo, com 49% (crescimento de 3%); eventos, com 47% (crescimento de 14%) e promoções com distribuição de brindes, também com 47% (crescimento de 28%).