Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
JWT avalia popularidade de marcas no Twitter, em tempo real
A JWT Brasil criou um site, o "The Most Tweeted Brands" (MTB), que se propõe a analisar, em tempo real, a popularidade das marcas mais valiosas (de acordo com o ranking BrandZ, da Millward Brown) no Twitter, considerando todas as menções feitas em mais de 200 países.
Por dia, são processados em média mais de dois milhões de tuítes em todo o mundo para as marcas monitoradas.
Ao todo são 149 marcas, incluindo as 100 mais valiosas do mundo e as 49 mais valiosas do Brasil a Petrobras é a única marca brasileira que está presente em ambos os rankings da BrandZ.
A posição da Petrobras, aliás, 75ª na lista das mais valiosas, é superada no ranking das mais comentadas no Twitter. No dia 23 de novembro, por exemplo, a companhia ocupava a 59ª posição e chegou a ser a marca mais mencionada de seu setor no mundo.
O Facebook lidera o ranking do MTB com uma média de 35% do total de tuítes. Em um único dia, durante o último mês, o Facebook atingiu um milhão de tuítes em todo o mundo.
O Brasil é o país onde mais se fala sobre Facebook, com 13% do total de tuítes. O país tem 61 milhões de usuários na rede social um número bem distante ainda dos EUA, que tem 168 milhões.
As marcas que se destacam constantemente na briga pelo segundo lugar são Apple, Google, Amazon, Samsung e Disney.
Geralmente, as posições seguintes são disputadas de forma intensa por McDonalds, Walmart, Starbucks, Nike e Coca-Cola.
Na avaliação do MTB, a IBM número 2 no BrandZ não costuma ficar entre as 20 mais comentadas do Twitter.
O MTB também levanta dados relevantes pontuais. Foi observado, por exemplo, que a Microsoft alcançou o 3º lugar no ranking geral quando lançou o Windows 8. Já a Disney, ao anunciar a aquisição da LucasFilm, aproximou-se consideravelmente do Facebook, ameaçando inclusive a sua liderança. Em outro exemplo recente, o Walmart chegou ao 2º lugar durante o "Black Friday".
O MTB age como um termômetro atualizado minuto a minuto e com relatórios acumulados periodicamente das marcas no mundo. Utilizado de forma inteligente, selecionando marcas e mercados, o MTB pode ser uma ferramenta poderosa para planejar as estratégias de conteúdo nas redes sociais das marcas, não somente comparando concorrentes em termos de categoria, mas também em termos de equity. Ele também é um alarme sensível para antecipar eventuais problemas na reputação das marcas", afirma Fernand Alphen, Head of Strategy da JWT.
Para utilizar o Most Tweeted Brands, basta acessar o site. A agência informa que, em breve, o serviço oferecerá diferentes opções de customização, como por exemplo, maior histórico de menções e análises qualitativas.
A visualização das informações pode ser realizada de diferentes formas: pelo ranking das mais mencionadas, por país e ainda por região.
O MTB consegue ainda rastrear o que é dito sobre as marcas em qualquer língua do mundo e em mais quatro idiomas ideográficos: japonês, russo, coreano e árabe.
Participaram do protejo Bruno Oyama, líder de design responsável pela interface gráfica, e Miguel Galves, líder de desenvolvimento, que cuidou de toda a parte técnica do MTB.
Clubeonline. Há 10 anos, o que interessa em propaganda.