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P&G investiga hábitos com os cabelos
A P&G acaba de divulgar duas pesquisas realizadas no Brasil para investigar os hábitos dos consumidores em relação aos cuidados com os cabelos. Os estudos, encomendados pelas marcas Pantene e head&shoulders, apontam que os consumidores são, em geral, vaidosos, seguem uma rotina quase que diária no cuidado com os fios e estão atentos aos benefícios e riscos dos tratamentos de beleza, buscando opções mais saudáveis.
A pesquisa de Pantene, assinada por Joaquin Crespo, diretor do Centro de Inovações da P&G, entrevistou mil mulheres na cidade de São Paulo e complementa o estudo desenvolvido pela marca head&shoulders com 800 consumidores (homens e mulheres) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre.
Pantene detectou que o tipo de cabelo das brasileiras é diversificado, reflexo da mistura de raças, mas há predominância do cacheado (36%). Os números também apontam que 35% dos cabelos são secos, 25% normais, 22% oleosos e 17% mistos.
Sobre a escova progressiva, a percepção de nível de dano ocasionado aos cabelos ainda varia: 28% consideram que o seu cabelo não é danificado, 41% afirmam que o cabelo é levemente danificado, 19% moderadamente danificado, e 12% muito danificado.
Dentre os agentes causadores dos danos, as entrevistadas citaram os tratamentos químicos, pentear e escovar os cabelos e os acessórios de cabelos.
Os benefícios que elas mais desejam, de acordo com o estudo, são hidratação (17%), força (11%) e reparação (8%).
A preocupação em seguir uma rotina de cuidados com os cabelos está presente na vida de 75% das mulheres entrevistadas. A rotina leva em média de 6 a 30 minutos, sendo que 40% dos consumidores afirmaram que costumam lavar os cabelos de 2 a 3 vezes por semana e 34% lavam o cabelo uma vez por dia, principalmente os homens.
O secador é item mais comum do que a chapinha no cuidado com os cabelos e o leave-in é muito utilizado entre os consumidores adeptos do eletrodoméstico. O produto desponta como prioridade na lista de compras em 51% das paulistanas entrevistadas, sendo que 54% delas utilizam o leave-in de 2 a 4 vezes por semana. A principal razão para o seu uso é a estilização e ele normalmente é utilizado nos cabelos ainda úmidos. O item também foi apontado como um importante integrante das bolsas de praia: 76% das consumidoras afirmaram que usam o produto durante o verão, enquanto estão na praia ou piscina.
Sobre tratamentos químicos, 58% afirmaram que já realizaram algum processo de alisamento pelo menos uma vez na vida. Com relação à coloração, entre as mulheres que realizam algum desses procedimentos, 80% usam coloração permanente e a frequência com que realizam a coloração é de entre 4 semanas a 3 meses. Na percepção sobre tratamentos químicos, a maioria afirmou que eles causam ressecamento do couro cabeludo, seguido por queda, coceira no couro cabeludo e caspas.
A pesquisa também aponta que as idas aos salões de beleza são frequentes: 50% dos entrevistados visitam o estabelecimento uma vez por mês ou mais, apenas 5% não foram ao salão nos últimos 6 meses, e 2% nunca receberam tratamento de um profissional de beleza.
Entre os que frequentaram o salão nos últimos seis meses, 20% foram realizar tratamento químico. Os serviços mais procurados são corte e, em seguida, escova, hidratação, coloração e lavagem dos cabelos.
O uso de cosméticos na rotina diária tem como ingredientes primordiais xampu e condicionador. No dia a dia das paulistanas, o shampoo é utilizado por todas as entrevistadas, sendo que 63% aplicam duas vezes o produto no banho.
O condicionador é usado por 95% das entrevistadas, uma única vez no banho, e o cabelo é enxaguado logo em seguida.
Na avaliação do que é um bom xampu, 44% disseram que a quantidade de espuma é fator determinante. As consumidoras também avaliam a eficácia do produto pelo movimento (29%) e maciez (20%) dos cabelos.
Em relação ao uso do condicionador, 51% das consumidoras dizem buscar maciez. O produto ainda enfrenta algumas barreiras, como medo de deixar o cabelo muito oleoso (33%) e restrição em razão do tipo de cabelo da consumidora (28%).
Ainda sobre a rotina de tratamento com produtos de beleza, 45% afirmaram que usam máscaras de tratamento como parte de sua rotina de cuidado com os cabelos. As máscaras são geralmente usadas uma vez por semana. Prevenção (40%) e reparação dos cabelos danificados (33%) são os principais motivos pelos quais as consumidoras brasileiras utilizam as máscaras de tratamento.
Na hora da compra, o fator mais importante na escolha do xampu e condicionador é a melhoria na saúde dos fios. As versões mais procuradas são as voltadas para hidratação e reparação. Os produtos usados na rotina de cuidado com os cabelos não costumam ser compartilhados pelos membros da família.
Entre os homens entrevistados, a maioria alegou ter cabelos normais. Eles costumam lavar os cabelos com mais frequência do que as mulheres (6,2 versus 4,1 vezes por semana) e usam produtos básicos (xampu e condicionador). Por outro lado, a maioria das mulheres afirmou que possuem cabelos secos, e usam mais condicionador do que os homens (99% versus 86%).
Em razão do alto índice de tratamentos capilares, exposição a diferentes procedimentos e, ainda, uso frequente de coloração, as mulheres alegaram que já sofreram, ou sofrem, com queda capilar, cabelos ressecados, coceira e ressecamento do couro cabeludo muito mais do que os homens: 27% dos entrevistados do sexo masculino disseram que nunca enfrentaram qualquer um desses tipos de problema, versus 14% das mulheres.
As mulheres são mais preocupadas com o ressecamento do couro cabeludo (38% versus 25% dos homens), e também com a queda capilar (70% versus 40% dos homens).
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