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Os produtos que + entraram e os que + saíram do carrinho de compras
Os brasileiros vêm consumindo cada vez mais, mesmo com a alta da inflação em 2013. Apesar de diminuírem a ida aos pontos de venda, dados do estudo Consumer Insights, da Kantar Worldpanel, que monitora o consumo de bens não duráveis, mostram aumento de 3% em volume consumido e de 9% no valor médio gasto pelo público.
O resultado é impulsionado pelo maior acesso à renda da classe C, grande responsável pelo crescimento do consumo no Brasil, que no último ano registrou aumento de 6% em volume.
A nova formatação da classe média, que aglomerou maior número de consumidores nos últimos anos, também demonstra interesse na compra de uma gama maior de produtos, além daqueles de subsistência. É possível observar que, apesar de ir menos ao ponto de venda, ela consome mais, causando impacto positivo em volume. A migração da classe D/E para a C também colaborou para o aumento do consumo, analisa Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.
Mesmo com menos dinheiro no bolso, esse consumidor continua comprando produtos de categorias não básicas, como detergente líquido para roupas, pratos prontos e requeijão.
Se em 2012 a classe D/E puxou o consumo do país para cima, em 2013 o comportamento de compra desse consumidor, mais sensível ao aumento dos preços, foi o oposto. No último ano foi possível observar que a classe D/E registrou queda de 1% em volume consumido. Apesar da retração do consumo, o número de itens comprados por viagem aumentou 9% em comparação ao ano anterior, mas, ainda sim, existem alguns produtos, como queijo, ketchup, cervejas, sobremesa pronta e suco pronto para beber, que ainda não têm muita penetração entre consumidores dessa classe social.
Já na classe A/B, o volume consumido, se comparado ao ano anterior, mostrou crescimento de 2%.
Do ponto de vista regional, os consumidores do Centro-Norte do país (que engloba Centro-Oeste, Norte e Nordeste e as regiões do Interior do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) ao mesmo tempo que diminuíram suas idas ao ponto de venda, aumentaram seu volume de compras e o valor médio gasto.
As regiões do Interior de SP e Sul mostraram crescimento no preço médio gasto, porém estabilidade em sua frequência de compra e no volume.
Atualmente, o carrinho de compras das classe C e D/E tem o mesmo número de categorias: são 43 presentes no consumo dessas classes. Já o carrinho da classe A/B é composto por 48 categorias.
Confira abaixo o que mais entrou no carrinho de compras das famílias, tendo em vista todas as classes sociais:
- detergente líquido para roupa
- suco pronto
- alvejante sem cloro
- requeijão
- antisséptico bucal
Abaixo, os produtos que entraram menos no carrinho de compras de todas as classes sociais:
- polpa + purê de tomate
- cremes e loções
- bronzeador / protetor solar
- cera para assoalho
- sabão em pedra.