arrow_backVoltar

Leite com formol

Parmalat e Líder convocam recall

23.04.14


A LBR, fabricante dos leites Parmalat e Líder UHT integral convoca recall de mais de 300 mil caixas do produto, de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça. Foi encontrado formol no leite.



A empresa informou que iniciou campanha para quem comprou o produto, para que seja feita a substituição ou devolução do dinheiro. O leite foi fabricado entre 13 e 14 de fevereiro.



Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Amaury Oliva, as empresas tinham sido notificadas sobre a contaminação do leite com formol, no fornecedor, e tinham retirado os produtos de venda, nos supermercados.



"As empresas relutaram em fazer o recall alegando que tinham feito a análise nos lotes e que não tinham encontrado nenhum traço de formol. Mas o formol, apesar de ter sido diluído, pode ainda estar presente no leite que foi envasado. Era preciso que essa informação chegasse aos consumidores", disse Oliva.



Cerca de 300 mil litros de leite com a substância cancerígena formol — usado para mascarar a diluição do leite com água — foram processados pelas marcas Parmalat e Líder, da LBR, entre os dias 13 e 14 de fevereiro e vendidos no Paraná e em São Paulo, segundo o Ministério da Agricultura (Mapa) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP).



A LBR informou em nota, na época, que soube em 25 de fevereiro da possível contaminação na matéria-prima de um fornecedor e que, em seguida, decidiu recolher os lotes do mercado. De acordo com a empresa, não há mais nenhum desses produtos no mercado.



Leia anterior sobre o assunto aqui.



As informações são do jornal O Globo.


Leite com formol

/