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O Espaço é Seu

Ficou caro para a camisa de futebol

08.03.13


Quem assistiu ao clássico do último domingo entre Santos e Corinthians viu um jogo com pouco espaço no meio de campo e menos ainda na camisa dos times.



Contei ao menos 8 marcas na camisa branca do Santos e outras 9 na versão acinzentada do Corinthians. E cada uma ainda portava um "scudetto" das últimas conquistas - paulista e mundial, respectivamente.



Quase não se via o brasão dos clubes. E olha que o jogo tomou forma de celebração de 100 anos do embate.



É claro que vão dizer que o futebol brasileiro tem questões maiores. O superfaturamento dos novos estádios, a falta de estrutura de transporte nos entornos, o horário equivocado de certos jogos. A falta de bons laterais esquerdos. Para não dizer dos Kevin Espadas. Os inocentes que pagam com a vida o descaso generalizado e a violência das torcidas organizadas.



Mas a verdade é que chegamos ao limite. É muita marca para pouco pano.



Reconheço, obviamente, o esforço das equipes de marketing de cada clube. É louvável negociar mais de 50 milhões de reais em patrocínios.



Nenhum time se sustenta mais sem carregar marcas na barriga, na omoplata, nos ombros e na nuca.



Craques estão cada vez mais caros e mantê-los aqui para fortalecer nossos campeonatos é a melhor das ideias.



O que falta mesmo é bom senso.



Sei que nenhum cliente aqui vai concordar comigo, mas que tal diminuir os logos? Que tal limitar o número de aplicações e cores? Usar a versão em preto e branco de cada marca. Alinhando às cores de cada clube.



Revezar a aparição de cada marca, limitando o espaço a uma marca de equipamento esportivo e mais uma. Assim como acontece no mundial interclubes, por exemplo. Quem paga mais aparece em mais jogos por ano.



Se os maiores clubes do Brasil se unirem, aposto que conseguem organizar o espaço publicitário em suas camisas centenárias.



Tudo que quero é ver o brasão do Corinthians melhor acompanhado. Só peço um pouco mais de equilíbrio, como diria o professor Tite.



James Scavone,

diretor de criação da Salve.


O Espaço é Seu

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