arrow_backVoltar

Não Matarás

Zaragoza doa quadros ao Museu Nacional de Brasília

07.03.13


O publicitário e artista plástico José Zaragoza, sócio-fundador da DPZ Propaganda, doou quadros e esculturas da série "Não Matarás", produzida durante os anos de ditadura militar no Brasil.



As obras farão parte do acervo do Museu Nacional de Brasília, para onde estão sendo enviadas nesta semana.



José Zaragoza, catalão de nascimento, "brasileiro por opção", veio para o Brasil justamente para se afastar da ditadura de Franco. “Eu sempre abominei esse tipo de controle, a falta de democracia, as ditaduras, sejam de direita ou de esquerda. Por isso, dediquei tanto tempo de minha vida a buscar retratar meu repúdio a tudo isso.”



Durante muito tempo, ele pintou e esculpiu essa série de quadros e esculturas que retrata a ditadura e a fase de transição, batizada de "Nova República".



As obras foram expostas no MASP em 1986, a convite do então presidente Pietro Maria Bardi. Depois do evento, foram guardadas pelo artista em seu atelier. Vinte e seis anos se passaram atpe que Zaragoza decidiu que esse "quase documento" deveria estar em outro lugar, voltar ao acesso público, sobretudo a partir da criação da Comissão da Verdade, que busca restabelecer os fatos relacionados à ditadura militar.



“Escolhi o Museu Nacional, do Conjunto Cultural da República, em Brasília, por sua importância, pela afinidade do tema, pela proximidade com o poder decisório do país e das obras de alguém que eu tanto admirei, Oscar Niemeyer”, declara Zaragoza. 


Não Matarás

/