Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Uma dica que não deve ficar na gaveta (Karen Fuoco)
Uma grande ideia que não se transforma em realidade é um dos dramas diários do nosso mundo. São horas, dias e meses de muita energia que vão direto para uma cesta de lixo, junto com uma sensação única de amargura e decepção.
É tanta gente que não está preparada para fazer um sonho emplacar.
As desculpas mais comuns são ausência de tempo, recursos ou dinheiro. Mas muitas vezes nem é preciso abrir os olhos para enxergar a falta de vontade, de coragem e de talento. Sem desculpa.
Thomas Edison acredita que "ser talentoso é ter 1% de inspiração e 99% de transpiração". A Behance se inspirou nessa premissa para criar a 99U Conference, uma conferência que acontece uma vez por ano em Nova York com o objetivo de discutir os melhores formatos para tirar grandes ideias do papel. São profissionais de moda, design, música, artes e comunicação sentados em uma mesma sala compartilhando suas experiências, esforços e desafios.
Nos últimos três anos, vi de perto o chairman do Twitter, Jack Dorsey, e um dos líderes do Pixar Animation Studios, Michael B. Johnson, levantarem bandeira sobre o trabalho em equipe, compartilhando várias dicas sobre como planejar a execução de uma ideia, como identificar a hora certa de cada processo e, principalmente, como ter paciência para acreditar e persistir.
O diretor do Google Ideas, Jared Cohen, afirmou acreditar que a curiosidade e a transparência são fundamentais. "Se ninguém te chama de louco, você não está pensando grande o suficiente".
Um dos mais importantes diretores criativos de inovação da Nike, Ben Shaffer, disse apostar no seu lado egoísta durante o processo criativo e descarta a opinião de todas as pessoas ao seu redor. Sem dó nem piedade.
Eu acredito na persistência teimosa que realiza coisas incríveis. E que empenho e paixão andam de mãos dadas. Aquela sensação pessimista pode até aparecer, mas tente insistir. Não porque somos brasileiros e não desistimos nunca, mas porque quem é apaixonado pelo que faz vai até o fim. Receber respostas como "não é viável", "não vai dar certo", "não sabemos como faz porque nunca foi feito antes" pode ser um grande tesouro.
As grandes ideias estão aí, cada vez mais desafiadoras, e loucas para saírem do papel. Se você não consegue mantê-las vivas, um pouco de você vai junto para o lixo.
Karen Fuoco, atendimento na Pereira & O'Dell San Francisco, Califórnia, USA
Leia texto anterior desta colunista, aqui.
Leia texto anterior do "Colunas CCSP 2014", assinado por Rynaldo Gondim, redator da AlmapBBDO, aqui.